Bilhete de Passagem Eletrônico

Sua empresa atualizada com o documento emitido e armazenado eletronicamente

O que é o bilhete de passagem eletrônico?

Bilhete de Passagem Eletrônico é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar as prestações de serviço de transporte de passageiros. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador.

O Projeto BP-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

Redução de erros de escrituração do documento fiscal

Tecnologia GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B)

Total controle e confiabilidade relacionada a emissão dos BP-e, facilidade para obtenção das informações contidas neste documento e possível redução de custos de mão-de-obra

Empresa interessada a emitir o BP-e

É necessário estar previamente credenciada na unidade federada em cujo cadastro de contribuintes do ICMS estiver inscrita.
Este credenciamento poderá ser:
1) Voluntário, quando solicitado pelo contribuinte;
2) De ofício, quando efetuado pela Administração Tributária (SEFAZ).

*Fica, a critério da unidade federada, a definição quanto ao modelo de credenciamento a ser implantado naquela UF.

Legislação aprovada

A legislação que instituiu o Bilhete de Passagem Eletrônico foi aprovada em 07 de abril de 2017 por meio do Ajuste SINIEF 01/17. No Rio Grande do Sul, desde 01/01/2018 a SEFAZ/RS informou que é obrigatório as empresas que possuem regime especial, adquirirem ao BP-e.

Desde o dia de 1º de janeiro de 2019, os serviços de transporte interestadual e internacional têm obrigatoriedade de substituir os bilhetes tradicionais pelo BPe em todo território nacional.

Sua empresa deseja modernizar os processos e passar a emitir o BP-e,
entre em contato com a nossa equipe!