Eletromobilidade no transporte público: Vantagens e Benefícios

Eletromobilidade no transporte público: Vantagens e Benefícios

Eletromobilidade é um conceito que abrange o uso de motores elétricos abastecidos com fontes de energia renovável.

Sendo assim, a eletromobilidade no transporte público acontece por meio de práticas que garantam um transporte coletivo ecologicamente correto.

O principal exemplo da eletromobilidade no transporte público atualmente são os ônibus elétricos movidos a bateria.

No mundo todo, a eletromobilidade é a alternativa mais correta para frear a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Vantagens da eletromobilidade no transporte público

Redução das emissões de gases poluentes 

Como dito a pouco, o principal benefício da eletromobilidade no transporte coletivo é a redução da emissão de gases poluentes.

Enquanto um ônibus tradicional emite 6 kg de CO2 a cada 100 quilômetros rodados, o ônibus elétrico evita a emissão de até 184 toneladas de CO2 por ano.

Melhora da qualidade do ar 

A eletromobilidade no transporte público gera menos gases nocivos na atmosfera, resultando na melhora na qualidade do ar.

O resultado é a menor incidência de doenças respiratórias nas grandes cidades e economia de recursos públicos com saúde e assistência médica.

Redução de gastos com manutenção 

Os custos operacionais e de manutenção de um veículo elétrico são até 50% menores quando comparados aos custos de um veículo comum.

Dessa forma, o transporte coletivo pode economizar em grande escala, investindo o capital na produção de mais ônibus e caminhões elétricos.

Erradicação da poluição sonora 

Ônibus e caminhões elétricos são silenciosos, diferente dos transportes convencionais movidos a gasolina ou diesel.

Na prática, a redução da poluição sonora é fundamental para a qualidade de vida das pessoas, pois evita o estresse e incentiva o relaxamento.

Garantia de eficiência energética

A eletromobilidade no transporte público diminui a dependência por energia não renovável, como o petróleo e a gasolina.

Num país onde 88% da produção de energia é produzida a partir da água, os transportes elétricos são indispensáveis na promoção da sustentabilidade.

Independência energética

Embora a produção de petróleo e gás natural ainda seja elevada no Brasil e no mundo, sabemos que um dia elas irão acabar.

Por isso, investir em ônibus e veículos elétricos  aumenta a segurança energética do país e garante a independência por combustíveis fósseis.

Acessibilidade inclusiva 

A transição da eletromobilidade no Brasil vai popularizar o preço dos carros e ônibus elétricos, tornando-os mais acessíveis.

Então, a passagem de ônibus vai ficar mais barata, assim como o preço da corrida em carros elétricos de aplicativos.

Avanços tecnológicos 

Os investimentos em eletromobilidade coletiva incentivam o surgimento de novas tecnologias avançadas.

O avanço tecnológico é essencial para o desenvolvimento do país e é capaz de impulsionar a economia, com a criação de empregos.

Estatísticas e Dados Atuais de eletromobilidade no Brasil 

O setor energético é o segundo maior emissor de C02 no Brasil, representando 21% do total de emissões.

Nesse sentido, os transportes coletivos são um dos principais contribuintes para um resultado tão alarmante.

Felizmente, a situação começa a mudar de forma gradual. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) o Brasil registrou em 2022 um crescimento de 43% nas vendas de carros elétricos.

No entanto, o setor de transportes coletivos é o grande responsável pela popularização da eletromobilidade no transporte público.

Em 2023 o país já produziu mais de mil ônibus elétricos e a meta do governo é que este número chegue a 2,6 mil até o fim de 2024.

Para isso, incentivos fiscais e produtivos estão sendo liberados aos poucos, na tentativa de fazer uma correta transição de mercado.

Apesar do Brasil ter a capacidade de fabricar veículos de transporte coletivo que atendam toda a população, muito ainda precisa ser feito.

Comparação com o restante do mundo 

Comparado a outros países como a Alemanha, Dinamarca e China, o percentual de transporte coletivo elétrico no Brasil ainda é pequeno.

Apesar dos atrasos, o país tem tudo para se tornar uma referência mundial em eletromobilidade coletiva.

A eletromobilidade no transporte público do Brasil ainda está engatinhando, mas tem potencial para ser uma das novas rodas da economia.

Para termos uma ideia, em países latinos como o Chile e a Colômbia, os veículos de transporte coletivos já constituem a maior cadeia de transporte do mundo fora da China.

Então, ainda estamos longe de sermos considerados uma potência, o que é um problema e uma solução.

O transporte público, a logística verde, as empresas de ônibus e o aluguel de transporte estão liderando o avanço da eletromobilidade no país.

Podemos perceber isso facilmente ao observar o crescimento de empresas que fabricam ônibus e caminhões elétricos.

Além disso, a conscientização governamental tem lançado novos programas a cada dia, no intuito de obter as vantagens e benefícios do setor na economia.

Caso os avanços continuem, o Brasil tem tudo para ser um dos líderes na mobilidade coletiva renovável nos próximos anos.

Esta é a melhor solução para criar uma cadeia de transporte sustentável, ecológica, segura e auto-suficiente.