Um dos lugares mais enigmáticos e visitados no Rio Grande do Sul é a pequena cidade de Três Coroas, na Serra Gaúcha. Emoldurada por montanhas, pelo Rio Paranhana e seus afluentes, Três Coroas possui uma área de 166 Km² e localiza-se na Encosta da Serra Gaúcha, a maior rota turística do Rio Grande do Sul.
Onde fica: Distante 92 Km de Porto Alegre e 20 Km de Gramado, tem sua entrada principal através da rodovia RS 115, que liga o município de Taquara à Região das Hortênsias, e acesso secundário pela RS 020, que liga Taquara à São Francisco de Paula.
Colonizada por alemães que chegaram a região no século XIX, provenientes de São Leopoldo, seguidos por imigrantes portugueses e italianos que juntos deram origem a esta magnifica cidade. Três Coroas é palco de uma diversidade cultural que impressiona por sua harmonia. As diversas etnias que buscam prosperar nesta terra produzem riquezas nas tradições, costumes, idiomas, gastronomia e traços arquitetônicos do município.
Banhada pelas águas do Rio Paranhana e rodeada de montanhas que ainda guardam mata nativa preservada, o município também é conhecido como “Cidade Verde”.
Museu Armindo Lauffer
O museu guarda parte da história da cidade, através de objetos e documentos dos tempos dos primeiros habitantes da região. Hoje o museu é um dos mais completos acervos sobre a colonização europeia no Rio Grande do Sul.
Templo Budista
O centro Budista Chagdud Khado Ling é uma das principais atrações de Três Coroas, localizado em um lugar privilegiado, e emoldurado por uma paisagem inspirados, transmitindo paz aos seus visitantes.
Fundado em 1998 pelo mestre Chagdud Tukku Rimpoche, um grande mestre do budismo tibetano, que buscou transformar o local em um ambiente para todas as pessoas, independente de crenças religiosas.
O passeio no local, deve ser feito com calma, para que se possa contemplar a beleza do local, e a sintonia entre cor, forma e paisagem. Localizado no alto das montanhas da Estrada de Águas Brancas, este é o maior templo tibetano da América do Sul.
Todos são bem-vindos e não é cobrada entrada. É preciso, no entanto, seguir as regras do lugar e respeitar os moradores do Centro Budista e seus rituais e rotinas. Nos domingos também é possível acompanhar trabalhos e celebrações budistas.
Decks do Rio Paranhana
O conjunto de decks construídos junto as margens do Rio Paranhana, possibilitam aos visitantes observar e contemplar a imagem que se tornou símbolo da cidade: as corredeiras de águas cristalinas do rio inquieto.
Ponto Coberta
A ponte histórica atravessa o Rio Paranhana e localiza-se na rua Mundo Novo, no centro da cidade de Três Coroas.
Parque das Laranjeiras
O parque oferece infraestrutura completa para camping e lazer, um dos lugares preferidos para quem procura descanso e contato com a natureza.
Localizado a 15km do centro da cidade o parque oferece atividades como rafting e trilhas ecológicas. Além dos esportes radicais como rafting, arvorismo e tirolesa, o Parque das Laranjeiras tem churrasqueiras, espaço de convivência junto ao rio e espaço para camping (com banheiros com chuveiros e área gramada).
Fotos: Site Prefeitura Três Coroas