O município de Santa Rosa foi habitado primitivamente por indígenas do grupo Tapes e posteriormente com a chegada dos jesuítas e espanhóis, que chegaram a região a partir de 1626, com o objetivo de catequizar o grupo de indígenas. Originário como distrito da cidade de Santo Ângelo, sua colonização efetiva só aconteceu a partir de 1915, com a execução de um plano de loteamento das terras da região.
Foi Quintino Zanella com mais alguns companheiros que ergueram um acampamento no local onde hoje foi construído o Colégio Santa rosa de Lima, fundando a Colônia de 14 de Julho. Sendo em 1º de julho de 1931 decretada a emancipação do município de Santa Rosa.
Museu municipal
Localizado ao lado da Feira de hortigranjeiros, na antiga estação, apresenta móveis, vestimentas, peças, enfim retrata muito da história de Santa Rosa. A entrada é franca.
A casa da Xuxa
A casa onde nasceu Maria da Graça Xuxa Meneghel, foi adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal para abrigar o Memorial Xuxa Meneghel. Também foi construído o Pórtico da Xuxa na entrada da avenida onde está situada a sua casa.
Cascata do Rio Santo Cristo
Localizada a 10 km do centro do município, é uma área de rara beleza, com área verde e uma cascata límpida e clara, muito procurada para lazer em família.
Rota Yucumã
A Rota é repleta de atrativos naturais, fauna e flora exuberantes, tendo a cidade de Derrubadas como município pólo, que abriga o Salto do Yucumã. O atrativo tem 1.800m de extensão e é a maior queda d’água em sentido longitudinal do mundo, passando por diversos municípios da região.
Adquira agora sua passagem pelo site da Viação Ouro e Prata http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/ e conheça a bela cidade de Santa Rosa.