Uruguaiana: a porta de entrada de muitos turistas para o Brasil

Uruguaiana
Uruguaiana: a porta de entrada de muitos turistas para o Brasil
Avalie este post?

Uruguaiana as margens do Rio Uruguai, é a maior porta de entrada de muitos turistas Argentinos, Chilenos, Paraguaios e demais países.

A cidade de Uruguaiana fica a cerca de 625 km de Porto Alegre e se localiza na margem esquerda do Rio Uruguai na fronteira Brasil-Argentina. Do outro lado do rio fica a cidade argentina de Paso de los Libres.

É o grande portão de entrada do Brasil para argentinos e chilenos que resolvem chegar a nosso país via rodoviária. E a principal saída do Brasil para aqueles que pretendem visitar a Argentina e o Chile de carro.
Sua etnia foi originada por grupo nômade indígena e posteriormente os elementos colonizadores foram os espanhóis, portugueses e africanos. As correntes migratórias modernas são representadas por italianos, alemães, espanhóis, franceses e árabes.

A principal atividade econômica é agropecuária, com sua extensa lavoura de arroz e gado de corte e reprodução.

Nesta terra foi destilado o primeiro litro de petróleo, banhado por um pampa privilegiado, onde a tendência é desenvolver o turismo rural, e com uma ampla rede hoteleira. Em 153 anos de existência, o Município figura como 4º maior do Estado, o maior porto-seco da America Latina, com 80% da exportação nacional atravessando a Ponte Internacional e certamente, caminha para solidificar-se como a “Capital do Mercosul”.

Praça Barão do Rio Branco – Ponto de encontro

Uruguaiana

No coração da cidade interiorana de Uruguaiana, encontra-se a Praça Barão do Rio Branco, considerada por muitos gaúchos como a praça mais bonita da Fronteira-Oeste, sua localização é perfeita, pois fica bem no centro da cidade, entre as ruas Duque de Caxias, Bento Martins, XV de Novembro e Santana e é onde os locais e turistas se encontram para tomar chimarrão, conversar, levar as crianças para brincar, enfim socializar. É o local ideal para conhecer um pouco da cidade e apreciar a natureza entre suas antigas árvores, monumentos históricos e chafarizes.

Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo – Para ler

Uruguaiana

Este lindíssimo prédio construído na segunda metade do século 19 de arquitetura estilo veneziana, foi tombada pela prefeitura da cidade de Uruguaiana e então adquirida em 2007 para ser restaurada e então virar a biblioteca municipal. A biblioteca esta em funcionamento desde de 2008 e atualmente possuí diversas obras e está aberta ao público para visitações e leituras. Uma visita vale a pena, e se não tiver tempo de explorar seus livros, pelo menos arranje um tempinho para apreciar o prédio.

Câmara Municipal – Bela arquitetura

Uruguaiana

Este lindo prédio localizado no centro histórico da cidade de Uruguaiana, interior do Rio Grande do Sul abriga a Câmara Municipal. O mesmo tem sua construção datada para o ano de 1927 e possuí arquitetura ao estilo romano, antes de ser a Câmara da Cidade o prédio também foi uma Delegacia de Polícia e Presídio. Com o passar dos anos, o prédio sofreu reformas e esteve de diversas cores, atualmente a cor laranja predomina e é uma bela arquitetura para se vislumbrar.

Catedral de Santana – Para rezar

Uruguaiana

Esta linda igreja é considera a principal da cidade de Uruguaiana, localizada bem no centro da cidade na frente da praça é tão bela por fora como é por dentro, com suas obras de arte na cripta. Sua construção se deu em meados dos anos 1861 a 1874, e sofreu duas reconstruções, a primeira após um incêndio em 1906 e a segunda em 1926, a qual levou 33 anos para ser reconstruída com todo os seu esplendor a que conta com 62,65 metros de comprimento e 31 metros de largura e torres metálicas de 62 metros de altura. A catedral está aberta ao público e tem missas diariamente.

Igreja Nossa Senhora do Carmo – A mais bela

Uruguaiana

Esta igreja localizada em Uruguaiana, Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, é sem sombra de dúvida um dos mais belos prédios da cidade e a mais bela igreja, com vista para a Ponte Internacional a Igreja do Carmo possui um estilo arquitetônico gótico e sua construção esta datada para o ano de 1928 pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Tanto o seu exterior como interior são lindos e possuí uma estátua da Nossa Senhora do Carmo esculpida em madeira que foi trazida diretamente de Portugal. A maior parte dos casamentos da cidade são realizados nesta igreja.

Ponte Internacional Getúlio Vargas – Agustín Pedro Justo – Entre fronteiras

Uruguaiana

A Ponte Internacional liga a cidade de Uruguaiana – Rio Grande do Sul, no Brasil, e Passo de Los Libres – Corrientes, na Argentina.

Foi construída em 1942 e teve a presença do ilustre presidente da época, Getúlio Vargas, para a sua inauguração, pois a obra foi considerada na época a maior obra de engenharia da América Latina.

A ponte foi construída sobre o Rio Uruguai e é tanto rodoviária como ferroviária. É considerada o símbolo de Uruguaiana e até hoje está em funcionamento.

Carnaval de Rua de Uruguaiana – O único

Uruguaiana

A cidade de Uruguaiana localizada na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, se orgulha de ser a única do Brasil com o carnaval de rua fora de época e um dos maiores do Brasil, sempre realizado um mês depois da data oficial do carnaval. A cidade para e o clima carnavalesco retorna para receber as escolas de samba na Avenida Presidente Vargas, onde as mesmas se preparam o ano inteiro para fazer o seu desfile, muito animado, sempre com a ilustre presença de convidados famosos do carnaval carioca. O telespectador pode assistir o desfile de camarotes ou arquibancadas e os ingressos são disponibilizados pela prefeitura da cidade com meses de antecedência.

Visite Uruguaiana e conheça um pouco mais da história do Rio Grande do Sul. Viaje com a Ouro e Prata : http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/

Turismo RS: conheça mais cidades do Rio Grande do Sul AQUI!

Conheça mais cidades do Rio Grande do Sul…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *