Connheça um pouco mais a cidade de Santa Cruz do Sul

A cidade de Santa Cruz do Sul fica a 155 km da capital Porto Alegre, situada na região central do Rio Grande do Sul. O início da colonização na região deu-se com a abertura do caminho da “Picada Santa Cruz”, posteriormente denominada Linha Santa Cruz. Esta foi aberta com o objetivo de encurtar o caminho entre a cidade de Rio Pardo e Cruz Alta.
Em 2 de dezembro de 1849 foi constituída a Colônia de Santa Cruz nas terras do distrito rio-pardense da Serra do Botucaraí, entre a margem esquerda do rio Pardo e o arroio Taquari Mirim, quando no mesmo ano chegaram os primeiros imigrantes alemães da nova colônia.
Em 1877, a povoação da freguesia de São João de Santa Cruz foi elevada à condição de vila e teve seus limites definidos, emancipando-se em 1878, sendo atualmente o município polo do Vale do Rio Pardo, considerada Capital Nacional do Fumo por ser uma das maiores produtoras e possuir os maiores centros de beneficiamento de tabaco do mundo.
Os visitantes da cidade de Santa Cruz do Sul encontram na cidade inúmeros pontos turísticos de beleza inigualável como:
Catedral São João Batista
Sua construção iniciou em 1928 e demorou oitos anos para que ficasse pronta. Hoje é uma das maiores igrejas em estilo neogótico da América do Sul, ponto de referência da cidade por sua majestosa arquitetura, está localizada no centro da cidade.

Parque Municipal da gruta dos índios
Os primeiros habitantes acreditavam que a gruta, uma formação geológica natural que deu nome ao parque, fosse habitada por índios, mas estudos recentes negaram essa possibilidade. O Parque dispõe de um restaurante, churrasqueiras, cascata, teleférico, local para camping, lago com pedalinhos, playground e mini zoológico.

Parque da Santa Cruz
Localizado no Monte Verde de onde é possível ver toda a cidade.

Casa das Artes Regina Simonis
Construída em 1922, a casa realiza diversas exposições de artes em convênio com a Secretaria Estadual de Cultura e entidades particulares.

Monumento do Imigrante
O monumento foi criado pelo desenhista santa-cruzense, Hildo Paulo Müller e, inaugurado em 1969 como forma de homenagear os imigrantes que colonizaram o município. Nele constam a data da fundação da colônia – 1849 – e o nome dos primeiros colonizadores.

Centro de Cultura
O Centro de Cultura Jornalista J. Frantz tornou-se parada obrigatória para os visitantes da cidade. Localizado no prédio da Antiga Estação Ferroviária, inaugurada pelo então governador Borges de Medeiros, em 1905, hoje é reconhecido pelo seu acervo e exposições de arte.

Conheça a cidade de Santa Cruz do Sul, adquire sua passagem aqui:
http://www.santacruzbus.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *