Novo Hamburgo a famosa capital dos calçados 👞

Novo Hamburgo a famosa capital dos calçados 👞
Avalie este post?

Novo Hamburgo é uma cidade do Rio Grande do Sul, localizada a 40 Km de Porto Alegre, na região do Vale do Rio dos Sinos.

Genuinamente habitada por índios carijós, a região de Novo Hamburgo recebeu suas primeiras povoações europeias no século 18. Foi quando imigrantes açorianos ocuparam o local onde hoje fica o bairro Rincão dos Ilhéus. Mais tarde, os alemães também desembarcaram ali, a partir de quando a região começou seu desenvolvimento, tornando-se tempos depois o município de Novo Hamburgo, nome em homenagem à cidade alemã Hamburgo.

Hoje em dia, a maior economia da cidade baseia-se na produção de sapatos, o que já lhe rendeu o título de “Capital dos Calçados” e deu origem a diversas atrações referentes à atividade.

Caracterizada pela intensa produção calçadista, Novo Hamburgo destaca-se, também, por alguns pontos turísticos. Traços da colonização alemã, construções históricas, comércio de calçados a preços módicos, uma bela área rural e, ainda, construções religiosas atraem visitantes à cidade.

As feiras do calçado – Fenac e Fimec – movimentam a economia local todos os anos, trazendo para Novo Hamburgo turistas e empresários do mundo inteiro.

* Turismo Cultural Novo Hamburgo

Além dos rostos, a imigração alemã deixou sua marca em casas, utensílios, ruas e edificações de Novo Hamburgo. Esses imóveis e objetos constituem um rico acervo cultural disponível aos visitantes.

O aspecto cultural aparece principalmente na valorização de nossas origens. O bairro Hamburgo Velho e seu centro histórico é um dos principais exemplos. Apresentações de teatro, cinema, coral, galerias de arte, museu comunitário, dança e folclore são atividades praticadas.

#Museu Casa Schmitt Presser

Novo Hamburgo

Para quem quer se aprofundar, é indispensável uma visita. A edificação trata-se de um autêntico exemplar da arquitetura enxaimel, típica dos primeiros imigrantes alemães. Dentro da casa, é possível observar objetos utilizados pelos primeiros colonos que se estabeleceram por ali. 

#Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Localiza-se ao lado da Casa Schmitt Presser. O casarão, construído no final o século 19, abriga em seus três andares mais de 350 obras de Scheffel, entre telas e esculturas. Scheffel reside na Itália atualmente.

#Galeria Leões da Arte

Novo Hamburgo

Bem em frente à Fundação Scheffel, não se pode deixar de conhecer. Com obras clássicas de mestres como Leopoldo Gotuzzo, Ernesto Scheffel, Marciano Schmitz, Flávio Scholles, Carlão, Carôllo, Oscar Crusius, além de outros artistas nacionais e internacionais. 

#Museu do Índio 

Novo Hamburgo

Para quem quer um pouco mais de história. O espaço abriga o acervo dos índios Tikuhna do Alto Solimões.

#Centro Municipal de Cultura Parahim Pinheiro Machado Lustosa

Uma opção para quem quer conferir um bom espetáculo cultural. Ele abriga o Teatro Paschoal Carlos Magno.

#Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

Novo Hamburgo

Outra atração cultural de Novo Hamburgo. A biblioteca fica na Praça da Bandeira, na rua Júlio de Castilhos.

#Espaço Cultural Albano Hartz

Para quem deseja apreciar exposições e estar em contato com a arte e a cultura, localizado no Calçadão Oswaldo Cruz, 112, é uma excelente opção.

#Museu Nacional do Calçado 

Novo Hamburgo

Também é um espaço de destaque. Situado no Campus I do Centro Universitário Feevale. É um espaço que conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. O museu mantém uma exposição permanente de seu acervo, além de promover atividades culturais ligadas à questão do design de calçado e da moda.

Outros destaques deste tipo de turismo são:

#Monumento ao Imigrante – localizado nas dependências da Sociedade Aliança e construído em homenagem ao centenário da imigração alemã no Estado.

#Monumento da Paz – construído com armas de fogo derretidas e situado na Praça do Imigrante.

#Monumento à Bíblia – situado no Parque Floresta Imperial, representa uma homenagem a universalidade de credos, religiões e correntes religiosas.

#Monumento ao Sapateiro – localizado na rótula que une as Avenidas Nações Unidas e Nicolau Becker com a Rua José do Patrocínio e construído para homenagear uma das profissões que impulsionou a economia local.

A ligação com o tradicionalismo gaúcho também permanece ativa.

* Turismo Comercial

A grande produção calçadista de Novo Hamburgo impulsionou a formação de um nicho específico de mercado na cidade: o de lojas que vendem calçados diretamente ao consumidor por preços mais baratos.

Ora por conta de pequenos defeitos nas peças, ora por vender diretamente da fábrica. A rua Magalhães Calvet, no centro de Novo Hamburgo, reúne em torno de 35 lojas nesse estilo, oferecendo preços baixos e estrutura de estacionamento para os visitantes.

* Turismo rural

Há quem diga que Novo Hamburgo é uma cidade grande, mas que mantém seus ares de interior. Esse pensamento ganha contornos nítidos com uma visitinha ao bairro rural de Lomba Grande.

O visitante que vier a Novo Hamburgo e preferir um programa no campo, tem a opção da Rota Rural em Lomba Grande com pescarias, trilhas ecológicas passeios de bote, carreta de boi, charretes, pôneis, cavalo, locais para esporte, banho de piscina, ordenha de vacas leiteiras, visita a criação de animais, lavoura, pomar, comercialização de produtos coloniais e gastronomia.

Toda esta estrutura está montada em uma série de sítios e balneários do bairro rural. Fora isto, há também a encantadora natureza que embeleza em verde a zona rural. A paisagem é coberta por morros esculturais, uma vegetação surpreendente e cachoeiras espalhadas por todos os cantos do lugar.

Compre sua passagem pela online. Faça a troca do seu voucher na Rodoviária de Porto Alegre e embarque numa viagem de beleza e cultura.

Visite Novo Hamburgo e conheça um pouco mais da história do Rio Grande do Sul. Viaje com a Ouro e Prata : http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/

Turismo RS: conheça mais cidades do Rio Grande do Sul AQUI!

Conheça mais cidades do Rio Grande do Sul…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *