Imbé: beleza, badalação e sossego em uma só cidade

O município de Imbé está localizado no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, sendo hoje uma das praias mais procuradas por esportistas, devido às ondas que se formam nas suas aguas.

Estudos apontam que por volta de 1600 já haviam índios habitando o litoral gaúcho. Porém foi apenas em 1734 que surgiu a guarda na região de Santo Antônio da Patrulha, e arredores com o objetivo de controlar a passagem de gado e cobrar impostos na região. Documentos do sec. XVIII registram que por volta de 1737 André Ribeiro Coutinho criou a primeira guarda na Sesmaria de dos Campos de Tramandaí, com o objetivo de disciplinar à extração do couro e o transito de mercadorias, gado e pessoas. Neste período o rio que hoje liga as cidades de Tramandaí e Imbé, tinha como principal função possibilitar a passagem e servir como caminho de deslocamento, com isto surgiram aos seus arredores as primeiras casas de famílias de pescadores. A travessia do rio neste período era feita através de balsas e canoas, serviço prestado por particulares, época em que o local era campo, areia, banhado. Um destes vegetal encontrado em abundancia era chamado de capão Imbé, planta que mais tarde deu origem ao nome do município.

 

Lago Braço Morto

Uma das principais atrações turísticas naturais de Imbé. Uma área de lazer e entretenimento que aproximam famílias pela sua beleza e encantamento com infraestrutura adequada no local e a realização de eventos ao ano inteiro. Conta com uma praça para as crianças, bancos, pedalinhos, quiosques com a venda de pipoca, sorvetes e doces, a observação dos patos no lago, um local agradável para tomar um bom chimarrão, caminhadas e para encontros de final de tarde com amigos.

 

Castelinho

Uma das construções que atrai olhares de turistas e moradores e encantam à todos que passam na frente da residência. O castelinho situado na Avenida Garibaldi próximo da praia conta com uma arquitetura medieval, todo construído com pedra grés e duas torres.

 

Ponte Giuseppe Garibaldi

Tradicional ponto turístico de Imbé. A pesca de sardinhas sem isca na ponte, o anzol brilha ao sol dentro da água atraindo os peixes. A ponte homenageia o herói da Revolução Farroupilha, o italiano Giuseppe Garibaldi, que navegou nas águas do Rio Tramandaí quando rumou para Laguna, em Santa Catarina, onde proclamou a República Juliana.

Dunas

As dunas são destaque pela sua beleza e encantamento ao complemento ao mar. De acordo com o vento naturalmente vão se deslocamento e se formando novamente.

 

Botos

Um dos atrativos mais avistados na praia é a passagem dos botos no Rio Tramandaí, causando curiosidades para os visitantes e para os pescadores da comunidade o sinônimo de alegria. É o momento de lançar a tarrafa, conforme o movimento do boto e suas escapadelas, em pontos estratégicos os pescadores ficam preparados ao momento certo para a captura dos peixes.

Praia

Uma das mais belas praias do Litoral Norte gaúcho. O município conta com uma beleza natural banhada pelo Oceano Atlântico. A orla oferece calçadão para caminhadas e muitos quiosques à beira mar. Atividades ao ar livre o verão inteiro

 

Conheça a cidade de Imbé neste verão, adquira sua passagem pelo site da Unesul, diriga-se a sua rodoviária de origem e desfrute de mais uma bela viagem.

http://www.unesul.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *