Conheça a cidade de Caxias do sul, a terra do vinho e da uva

Caxias do Sul

Caxias do Sul é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil.

A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales. Sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul.

A história de Caxias do Sul começa antes dos italianos, ainda quando a região era percorrida por tropeiros e ocupada por índios. Chamada “Campo dos Bugres”.

A ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria camponeses da região do Vêneto (Itália), deu-se a partir de 1875, localizando-se em Nova Milano. Dois anos após, a sede da colônia do Campo dos Bugres recebeu a denominação de Colônia de Caxias. No dia 20 de junho de 1890 foi então criado o Município, e a 24 de agosto do mesmo ano, foi efetivada a sua instalação. Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do Município ao longo deste século. O primeiro deles está ligado ao traço mais forte da sua identidade: O Cultivo da Videira e a Produção de Vinho.

No dia 1º de junho de 1910, Caxias foi elevada a categoria de cidade e, neste mesmo dia chegava o primeiro trem, ligando a região à Capital do Estado.

Desde então, a cidade cresceu aceleradamente, multiplicando sua população, atingindo altos índices de desenvolvimento econômico e humano e tornando sua economia uma das mais dinâmicas do Brasil. Presente em muitos mercados internacionais. Também sua cultura se internacionalizou, dispondo de várias instituições de ensino superior e apresentando uma significativa vida artística e cultural em suas mais variadas manifestações.

Caxias do Sul, a terra da Festa da Uva oferece aos seus moradores, visitantes e turistas uma diversidade de atrativos.

Um município que não para de crescer e a cada dia edifica uma sociedade ligada ao desenvolvimento e ao trabalho mantendo viva a história de quase 140 anos. Destaca-se no turismo com os seus roteiros. Conheça: Criúva, Caminhos da Colônia, Ana Rech, Vale Trentino, Estrada do Imigrante e La Città, todos eles combinando gastronomia, enoturismo, tranquilidade, aventura, natureza exuberante, patrimônio histórico e muita alegria.

Roteiro Criúva

Caxias do Sul

Criúva é o lado campeiro de Caxias do Sul. Terra de um povo aventureiro, que recebe os visitantes com hospitalidade, farta gastronomia e belas paisagens. O roteiro, de geografia privilegiada, também oferece opções para quem gosta do ar puro do campo e do clima de aventura.

Roteiro Caminhos da Colônia

Caxias do Sul

A paisagem bucólica e a típica culinária são os atrativos deste roteiro, que passa pelo interior de Caxias do Sul e Flores da Cunha. Os restaurantes estão localizados ao longo de 30 quilômetros de estradas asfaltadas, que ligam os dois municípios. Os turistas encontram cantinas para degustação e compra de vinhos, centenárias igrejas, parreirais, vegetação nativa e geografia formada por serras e riachos.

Roteiro Ana Rech

Caxias do Sul

Em Ana Rech as culturas italiana e portuguesa se misturam em um ambiente diferenciado. No passado, a localidade serviu de passagem e pouso para vaqueiros que conduziam o gado. Hoje, mantém viva esta tradição e oferece aos visitantes excelentes vinhos, pães caseiros e hospitalidade. Ana Rech presenteia os visitantes com o Encanto de Natal. Lá são confeccionados centenas de presépios pela comunidade, para a visitação do público.

Roteiro Vale Trentino

Caxias do Sul

O roteiro envolve os atrativos turísticos de Caxias do Sul e Farroupilha, unindo belas paisagens e muitos parreirais. O amor à terra e à uva faz do Vale Trentino. Um passeio diferenciado, no qual é possível conhecer a história da produção vitivinícola. O distrito de Forqueta, base do roteiro promove a cada dois anos, a Festa da Vinho Novo. Ocorrem sempre no mês de julho,

Roteiro Estrada do Imigrante

Caxias do Sul

Neste roteiro é possível conhecer as estradas por onde passaram os primeiros imigrantes italianos que chegaram a Caxias do Sul. A herança desta aventura em meio à mata é a arquitetura característica de prédios centenários. Os turistas também podem apreciar belas paisagens em passeios nos antigos carretões , semelhantes aos usados pelos colonizadores. A religiosidade é forte nesta região, onde são preservadas igrejas de pedra.

Roteiro La Cittá

Caxias do Sul

Conhecer Caxias do Sul é redescobrir a cidade em cada olhar. Um olhar que revela a constante busca da harmonia entre as suas pretensões de metrópole e seu jeito quase ingênuo de cidade do interior. Conhecer seu patrimônio é viajar no tempo, desvendando a história guardada em antigos prédios e monumentos. As Trilhas Urbanas de Caxias do Sul oferecem a você as mais variadas opções de cultura, lazer e entretenimento.

Saiba como chegar em Caxias do Sul

Caxias do Sul

Compre sua passagem pela online. Faça a troca do seu voucher na Rodoviária de Porto Alegre e embarque numa viagem de beleza e cultura.

Visite Caxias do Sul e conheça um pouco mais da história do Rio Grande do Sul. Viaje com a Ouro e Prata : http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/

Conheça mais cidades do Rio Grande do Sul…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *