Cachoeira do Sul a quinta cidade mais antiga do RS

Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul é a quinta cidade mais antiga do Rio Grande do Sul. A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira existente no Rio Jacuí. No seu lugar, foi construída a Ponte do Fandango.

A cidade é considerada uma das quatro capitais farroupilhas, Cachoeira do Sul está localizada a 200 km da capital, sendo a maior cidade às margens do Rio Jacuí e tendo como um de seus apelidos “Princesa do Jacuí”.

Também possui o título de “Capital Nacional do Arroz”, devido aos seus laços históricos com este grão. Em comemoração a isso, a cidade é sede da Feira Nacional do Arroz, o maior evento orizícola das Américas e o segundo no mundo. Com relação ao turismo, o governo tem se empenhado em transformar o município em um pólo turístico.

Torre de água

Cachoeira do Sul

O cartão-postal do município é o Château d’Eau (Castelo das Águas, traduzido da língua francesa para a língua portuguesa), inaugurado em 1925 para bombear água até as partes mais altas da cidade, foi desativado em 1980. Em 2007 foi reconhecido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul como patrimônio histórico do estado. Em sua frente está a Catedral Nossa Senhora da Conceição, templo católico inaugurado em 1799. Os dois monumentos fazem alusão à figura mitológica de Netuno e à figura católica de Nossa Senhora da Conceição, que possuem estátuas no topo do Château d’Eau e da Catedral, respectivamente.

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul

A Sede da Prefeitura do município foi inaugurada em 1865 para ser uma cadeia. Durante a Guerra do Paraguai, serviu de hospital para a recuperação de soldados. Após, foi sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 1982 passou a ser somente a sede da Prefeitura Municipal.

Igreja Santo Antônio e Igreja São José e o Templo Martinho Lutero

Cachoeira do Sul
Igreja Santo Antônio

 

Cachoeira do Sul
Templo Martinho Lutero

Outros templos, como a Igreja Santo Antônio (construída em estilo barroco), a Igreja São José (em um estilo novo, em formato redondo, e possui um dos maiores complexos da região com o templo principal, outro menor, pavilhão, sede da paróquia, transmissora da Rede Vida e da TV Canção Nova) e o Templo Martinho Lutero (construído por alemães e principal símbolo luterano na cidade) também são muito procurados.

Ponte de Pedra

Cachoeira do Sul

A Ponte de Pedra, localizada a 5 km da cidade, foi a principal passagem da região centro até Porto Alegre, no século XIX. A ponte faz a travessia entre as duas margens do rio Botucaraí e, diz a história, que Dom Pedro II já atravessou-a.

Ponte do Fandango

Cachoeira do Sul

Outro principal cartão-postal da cidade, foi inaugurada em 1961 para facilitar o acesso da cidade com Porto Alegre. Foi a primeira ponte-barragem do Brasil e, na época, a segunda maior ponte do mundo. Suas eclusas fazem com que a parte superior do rio Jacuí também seja navegável. Foi construída exatamente no lugar onde era a cachoeira que originou o nome da cidade.

Casa da Aldeia

Cachoeira do Sul

A Casa da Aldeia, o prédio mais antigo de Cachoeira do Sul, está atualmente em deterioração. A Câmara de Vereadores, por estar em um ponto central, também acaba por atrair turistas, além de outros prédios históricos no Centro que se tornaram comércio ou agências bancárias, como a fachada do Banrisul, do Itaú e da antiga agência do Unibanco. Há ainda as fachadas da União de Moços Católicos e do antigo Cine Coliseu, a Fonte das Águas Dançantes (na Praça José Bonifácio), o Engenho Roesch e o antigo prédio do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul.

Compre sua passagem pela online. Faça a troca do seu voucher na Rodoviária de Porto Alegre e embarque numa viagem de beleza e cultura.

Visite Cachoeira do Sul conheça um pouco mais da história do Rio Grande do Sul. Viaje com a Ouro e Prata : http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/

Turismo RS: conheça mais cidades do Rio Grande do Sul AQUI!

Conheça mais cidades do Rio Grande do Sul…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *