Caçapava do Sul

rodosoft-caçapava-do-sul

 

A história

O território onde hoje se localiza a cidade de Caçapava do Sul, foi habitado por Índios charruas até o século XVIII, quando foi criado um acampamento militar onde antes havia uma aldeia charrua numa clareira da floresta. No ano de 1777, este acampamento recebeu o nome de “Paragem de Cassapava”, que do Tupi Guarani significa “Clareira na Mata”, sendo apenas no dia 25 de outubro de 1831 elevado a categoria de Vila e em 09 de dezembro de 1885, à categoria de cidade.

Revolução Farroupilha

A história de Caçapava é marcada por lutas entre portugueses e espanhóis, que combateram por muito tempo no continente de São Pedro. Devido sua localização privilegiada, Caçapava tornou-se a 2ª Capital Farroupilha, o que ocorreu em 09 de janeiro de 1839 (até 30 de maio de 1840) quando o Presidente Farroupilha Bento Gonçalves decidiu transferir a capital de Piratini para uma outra acidade mais próxima do centro de operações e defensável.

O que fazer em Caçapava do Sul?

Casa dos Ministérios

Construção que pertenceu a José Pinheiro de Ulhoa Cintra, ministro de diversas pastas da república Rio-grandense em 1839, quando foi a cidade de Caçapava tornou-se capital Farroupilha.

rodosoft-cacapava-do-sul-03

Centro Municipal de Cultural Arnaldo Luiz Cassol

Construído em 1935, durante o Centenário da Revolução Farroupilha, e hoje abriga a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida, o Arquivo Histórico e o Museu Lanceiros do Sul.

Forte Dom Pedro II

Construído na forma de polígono hexagonal com paredes de pedra e cal, erguido no ano de 1848, num ponto estratégico militar, é considerado uma das fortificações mais importantes do estado. Suas muralhas se localizam num ponto elevado nos limites do centro urbano da cidade.

rodosoft-cacapava-do-sul-05

Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção

Localizada na Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes, construída em 1815 é considerada uma das mais belas igrejas do estado.

Cascata do Salso

Queda d’agua com mais de 20m de altura, está entre montes cobertos de mato e fica distante 8km do centro da cidade. Na sua parte superior fica a barragem de cimento da antiga hidrelétrica.

rodosoft-cacapava-do-sul-01

Pedra do Segredo

Distante de Caçapava do Sul cerca de 5 quilômetros pela RS-357. É muito procurada por montanhistas e amantes da natureza

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *