A beleza da cidade de Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves está localizada na serra gaúcha, na região nordeste do Rio Grande do Sul, território habitado primordialmente pelos índios caingangues. No entanto, em 1975 deu-se a chegada dos primeiros imigrantes italianos trazidos pelo governo imperial com o objetivo de popular e desenvolver a região, constituindo a colônia de Dona Isabel, como homenagem à princesa Isabel de Bragança. Até então, a região era conhecida por Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria.
A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso. Em 1890, a colônia de Dona Isabel foi desmembrada do município de Montenegro, dando origem ao município de Bento Gonçalves, que ganhou este nome como forma de homenagear ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul em 1835.
Os colonos que chegaram a região encontraram um clima semelhante ao europeu, muito favorável e propício ao cultivo da videira e a produção do vinho, cultura que predomina até hoje na região, que ficou conhecida como Vale dos Vinhedos.
Hoje, a cidade de Bento Gonçalves é reconhecida como a capital brasileira da uva e do vinho, destacando-se também pelo padrão de qualidade de vida e seus belos pontos turísticos como os que destacamos abaixo.

Maria Fumaça
Um passeio único, realizado num trem a vapor, onde os turistas são recepcionados na estação Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinhos. Quando soa o sino todos embarcam numa linda viagem repleta de alegria e história pelos 23 quilômetros do percurso que dura em média duas horas.

Parque Temático Epopeia Italiana
Em 2.000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos atores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. A visita dura aproximadamente 45 minutos.

Pipa Pórtico
Ao chegar na cidade, o visitante literalmente entra no mundo do vinho. O Popa Pórtico é o cartão de visitas da cidade, um monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura, construído em 1985, que se encontra na entrada da cidade.

Monumento aos Imigrantes Italianos
Uma linda escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa foi feita totalmente em bronze e pesa 121 toneladas. O monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida para construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Ponte Ernesto Dorneles
Ponte Ernesto Dorneles é conhecida também como Ponte do Rio das Antas, ou Ponte dos Arcos. Está localizada na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. A ponte chama atenção por não possuir pilares de sustentação apoiado sobre o rio. Sua estrutura é formada por dois arcos paralelos e uma pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros.

Igreja Cristo Rei
Construída no estilo gótico moderno, depois de cinco anos de construção, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954. Em seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. Em uma das naves laterais encontra-se a “fonte de água benta”, onde de forma simbólica dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a “água benta”

Ferradura do Vale do Rio das Antas
O Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado entre as montanhas. Assemelha-se ao formato de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da RSC 470. O local fica cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, após cruzar a ponte sobre o Rio das Antas e subir a encosta em direção à cidade de Veranópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *