Soledade a cidade das pedras preciosas

O município de Soledade está localizado na região do Planalto Médio no estado do Rio Grande do Sul, no alto da Serra do Botucaraí, 726 metros acima do nível do mar. A região teve sua ocupação após a abertura da Picada de Botucaraí, que possibilitou a comunicação entre a região de Rio pardo e o Planalto Médio Rio Grandense, nas primeiras décadas do Século XIX.

Devido conhecimento de que a região era formada por campos propícios à pecuária e à agricultura, pedreiras e minerais, muitos brasileiros de outras províncias, bem como imigrantes europeus em sua maioria lusos, alemães e italianos foram atraídos para a região serrana de Capela de Nossa Senhora da Soledade de Botucaraí, como era chamada Soledade.

Hoje considerada a Capital das Pedras Preciosas devido a sua base econômica que é centrada na exploração de gemas, na industrialização de comercialização de pedras preciosas e joias. Devido a tamanho envolvimento da cidade com esta atividade, Soledade é hoje o maior polo exportador de pedras do Brasil.

Pontos turísticos voltados para a natureza, Serras e ecoturismo. Enfim, onde prevalece o ecoturismo, promovendo o bem-estar dos turistas por meio do meio ambiente. A denominação inicial de Capela de Nossa Senhora da Soledade do Botucaraí foi simplificada para apenas Soledade, referência à Santa padroeira, Soledade que trouxe de Portugal essa devoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *