Rolante – Capital Nacional da Cuca

Rolante – Capital Nacional da Cuca
Avalie este post?

O município de Rolante, está localizado no Vale do Paranhana, no estado do Rio Grande do Sul, e é conhecido como a “Capital Nacional da Cuca”.

O povoamento da sede de Rolante, no município de Santo Antônio da Patrulha iniciou-se no ano, quando alguns tropeiros levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo, por um trajeto que atravessava o território do atual município de Rolante.

O nome “Rolante” veio pelo fato do arroio que passa pelo território, sem impetuoso e violento no período de suas cheias, levando tudo de roldão.

A chegada dos primeiros imigrantes alemães na região deu-se em 1882. Pouco tempo depois em 1908, GiácomoLodi, Carlos Franzoni e Miguel de Carli, donos de uma Empresa Colonizadora, adquiriram terras ao nordeste de Rolante em local a 800 metros de altitude, loteando-o com o nome de Nova Trípoli.

Caminho das Pipas

O Caminho das Pipas tem um trajeto é composto por 7 cantinas de produção de vinho colonial produzidos artesanalmente com qualidade e segurança sanitária. Localizado a 17 Km do Centro e conta com uma população predominantemente italiana estimada em torno de 80 famílias

Estátua Do Teixeirinha
Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua de Teixeirinha tornou-se um ponto turístico para rolantenses e visitantes. A obra de arte é um marco histórico para a cidade e para o estado, pois homenagear o filho ilustre Vitor Mateus Teixeira, nascido na mascarada, é algo importante para a manutenção da tradição do município

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição
Localizada no centro da cidade, é uma das mais belas igrejas da região e um importante ponto de referência, pois sua localização é nas esquinas das duas principais ruas da cidade.

Passo dos Tropeiros
Localizado no centro da cidade de Rolante. É uma travessia pelo Rio Rolante por onde os tropeiros passavam por volta de 1737, conduzindo gado até o centro do País. Este local deu origem ao nome do CTG Passo dos Tropeiros.

Igreja Nossa Senhora de Caravággio
Localizada no centro da comunidade de Boa Esperança, que é composta de famílias de origem italiana, oferece uma beleza histórica. Desde o início da paróquia, houve assistência religiosa de padres do centro da cidade. A primeira igreja, de madeira, foi construída pelos marceneiros do local. Já a casa Canônica para a residência do padre vigário era de alvenaria. Hoje, há uma igreja maior, de alvenaria. O sino, que antigamente ficava num campanário, hoje fica no alto da torre da torre.

Cascata das Andorinhas
A Cascata das Andorinhas se localiza a 20 Km do Centro. O acesso à Cascata inclui uma trilha ecológica de 1,5 Km em meio à natureza. A Cascata das Andorinhas leva este nome devido a grande quantidade desta ave que habita o local. O ambiente natural é cercado por rochas onde pode ser praticado o Rappel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *