Passo Fundo – A capital do Norte

Passo Fundo – A capital do Norte
Avalie este post?

O município de Passo Fundo está localizado na região norte do estado do Rio Grande do Sul e é conhecida como “Capital do Norte”, pois é maior cidade do Noroeste do estado.

No ano de 1827 cabo Manuel José das Neves recebeu da Comandância Militar de São Borja um pedaço de terra no estado, na qual se instalou e fundou em 1835 a Fazendo Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que seguidamente era atacada por índios coroados e caingangues, que habitavam a região.

Em 1834, com a chegada de outro militar o capitão Joaquim Fagundes dos Reis o povoado cresceu e no dia 07 de agosto de 1857 foi criada oficialmente a cidade de Passo Fundo que neste período vivia do ciclo da criação de gado.

Praça da Mãe

A praça fica no centro da cidade e possui um Monumento à Mãe, uma escultura que retrata uma mulher negra e seus filhos, recordando a lenda de uma escrava de Cabo Neves, a qual perdeu seu filho.

Capela de São Miguel

Inaugurada em 1835, possui uma estatueta representando o Arcanjo Miguel, que foi encontra abandonada à beira de uma lagoa por dois escravos que voltavam da guerra do Paraguai.

Chafariz da Mãe Preta

Construído na terra doada pelo Capitão Manoel José das Neves, o chafariz possui um painel contando a lenda da Mãe Preta. Segundo a lenda quem beber da agua dessa fonte retornará a Passo Fundo.

Conheça Passo Fundo a Capital do Norte, adquira sua passagem pelo site da Unesul http://www.unesul.com.br/ e faça uma boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *