Frederico Westphalen – a Cidade Barril

A cidade de Frederico Westphalen está localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a 428km de distância da capital Porto Alegre.
Os primeiros habitantes chegaram a região em 1918, período em que aconteceu a abertura das primeiras picadas, que antecederam a estrada definitiva que demorou 10 anos para ser finalizada, ligando a Boca da Picada (atual cidade de Seberi) e águas do Mel (atual cidade de Iraí).
Sob o comando de um comerciante estabelecido na Boca da Picada, chegaram a região os primeiros carreteiros que faziam o transporte de produtos manufaturados e da produção agrícola.
Conta a história que foi numa destas viagens que um barril de aguardente caiu de uma das carroças, danificando a tampa. Para não jogar fora a vasilha, os carreteiros tiveram a ideia de colocá-lo de boca para baixo sobre uma fonte de água que existia a beira da estrada, oferecendo a quem passava pelo local água limpa e muita sombra. Com o passar do tempo que passavam pela região começaram a usar a expressão: “Vou descansar, comer e dormir no barril”. Desta forma, o lugarejo foi crescendo e ganhou o nome de “Barril”, o que permaneceu por muitos anos.
No dia 15 de novembro de 1928, através do ato 30 assinado pelo Intendente de Palmeira, foi oficializado o 13º Distrito de Frederico Westphalen pertencente ao município de Palmeira das Missões, sendo apenas em 1º de setembro de 1953 oficialmente elevado à categoria de município.

Monumento Cristo Rei
O Monumento a Cristo Rei está localizado no alto de uma colina a 7km de distância da cidade, e oferece aos seus visitantes uma vista incrível da região do Rio Uruguai

Santuário de Schoenstatt
Este é o 20º construído em terras brasileiras, e surgiu como um Movimento Apostólico de Schoenstatt no ano de 1976, quando um grupo de professores convidou as Irmãs de Maria de Schoenstatt para ministrar um curso pedagógico, com isto iniciou-se o desenvolvimento da Liga apostólica de Schoenstatt.

Catedral de Santo Antônio
Sua construção foi iniciada em 1950 com a ajuda dos moradores da comunidade e levou nove anos para ser finalizada. Em seus 53 metros de comprimento estão enfileiradas 34 colunas das quais partem arcos que se encontram no teto, como que simulando duas mãos em prece.
Hoje a Catedral é considerada a 7ª maravilha arquitetônica religiosa do Brasil e recebe mais de 4mil visitantes por mês.

Cascata da Faguense
Localizada a 4km do centro da cidade com uma queda de 20m e uma área verde de proteção ambiental com aras de lazer para seus visitantes, nos seus arredores encontra-se a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Conheça Frederico Westphalen,acesse o site http://www.viacaoouroeprata.com.br/site/, adquira já sua passagem e embarque numa viagem de beleza e história.

Imagem: Philipe Gustavo Portela Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *