Os principais cuidados com filhos pequenos nas viagens

Não importa se o seu destino favorito é a praia ou a serra, viajar com a família torna tudo mais gostoso e feliz. Entretanto, quem tem filhos pequenos deve sempre estar atento a pequenos detalhes e cuidados para que os pimpolhos façam uma viagem agradável e sem imprevistos.
Todos sabemos que viagens e lugares diferentes podem afetar o humor e a saúde de crianças pequenas, pois a rotina diária é alterada, a cama, o clima e as comidas são diferentes.
Pensando nisso, a Rodosoft Tecnologia reuniu algumas dicas para evitar problemas e fazer com que todos tenham uma viagem tranquila e feliz.

 

Antes da viagem
Uma dica fundamental aos pais que viajam com seus filhos pequenos é para que revisem os tamanhos de roupas e sapatos das crianças no mínimo uma semana antes da viagem. Por quê? Simplesmente porque crianças crescem rápido demais, e aquele sapato que você achou que usaria na viagem pode estar apertado quando vocês estiverem saindo para um passeio especial. Então, revise os tamanhos e certifique-se que não ocorrerão problemas por calçados apertados, roupas pequenas e que seu filho aproveitará perfeitamente cada minuto da viagem.
Em uma pequena pasta guarde os documentos do seu filho, como certidão de nascimento, caderneta de vacinação, documento de identidade e passaporte (caso tenham), além de anotar os contatos do médico do seu filho, e carteirinha do plano de saúde para casos de emergência.

Fazendo as malas
Ao fazer as malas dos filhos pequenos os pais devem estar atentos para alguns itens básicos como protetor solar, repelente contra insetos, mamadeira ou copo, lenços umedecidos, colherzinha, fraldas, pomadas contra assaduras, escova e pasta de dentes, travesseiro e uma pequena coberta. Importante lembrar também, que crianças brincam mais e, portanto, tendem a sujar mais roupas, então leve mais de um casaco, roupas leves e sempre uma segunda opção de traje, caso esteja planejando um passeio especial. Caso seu filho tenha um bichinho de pelúcia ou um pequeno cobertor favorito, lembre-se de leva-los na viagem.
Pequenos brinquedos que fazem parte da rotina de lazer do seu filho também devem ser levados, isto ajuda a acalma-los e distraí-los durante a viagem, assim como pequenos aparelhos de DVD portáveis e seus desenhos favoritos. Mas lembre-se de pegar o carregador, ou caso algum brinquedo seja movido a pilha, compre algumas pilhas extras e leve na mala.
Muito importante fazer uma pequena mala com os medicamentos que seu filho está habituado a tomar, como remedinhos contra enjoos, febres e antialérgicos isso pode ajudar no caso de pequenos imprevistos.

Durante a viagem
Durante a viagem de ônibus a criança deve estar sempre protegida pelo cinto de segurança, lembre-se de levar uma valise com alimentos que podem ser consumidos durante a viagem como frutas, sucos e sanduíches. Leve uma pequena mala com toalhinhas de boca ou lenços umedecidos para facilitar a higiene dos pequenos após o lanche. Caso seus filhos ainda sejam bebês de colo, é interessante também levar uma camisa ou blusa extra para os pais, pois durante o lanche ou a mamadeira de seu filho, você pode se sujar. Lembre-se de oferecer muita água ao seu filho durante a viagem, a hidratação é fundamental em qualquer época do ano.

No destino
Ao chegar no seu destino, procure checar os quartos do hotel ou pousada, revisando a trava das janelas, as portas das varandas, se as tomadas elétricas estão ao alcance dos pequenos, assim como móveis que podem causar pequenos acidentes.
Se seu filho ainda dormir em berço, avise o hotel e peça para que coloque um berço no quarto reservado, ou se você preferir, uma boa dica é levar aqueles berços desmontáveis e dobráveis se você já possuir um em casa.
Durante passeios evite dar aos seus filhos alimentos com os quais ele não esteja habituado, como comidas muito temperadas ou frituras. Evite também frutos do mar, água não engarrafada, saladas cruas e derivados de leite. Leve sempre uma garrafa com água e ao menos uma blusa reserva.

Com estes pequenos cuidados você garante uma viagem tranquila com seus filhos, garantindo sossego e diversão a toda a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *