Feliz a capital da longevidade de vida do Rio Grande do Sul

A cidade de Feliz, localiza-se encosta inferior do Nordeste, no limiar da Serra Gaúcha, no Vale do Caí.

O início da colonização da região iniciou em 1846 quando colonos provenientes de colônias mais antigas (como Dois Irmãos, por exemplo) criando a então Picada Feliz que contava com 51 famílias em 1851, sendo elevada à categoria de cidade em 17 de fevereiro de 1959, passando a chamar-se “Feliz. ”

No ano de 1998, a cidade de Feliz destacou-se como a primeira colocada no ranking dos municípios brasileiros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Naquele ano, Feliz ficou conhecida nacionalmente como a “Cidade de Melhor Qualidade de Vida do Brasil”. Foi a primeira vez que o Brasil integrou o grupo dos países com alto IDH, ocupando o 62º lugar no ranking mundial.

Na sua próxima viagem conheça a cidade de Feliz e descrubra toda a a beleza e história num agradável passeio por seus pontos turísticos.

Parque Municipal:

A cidade de Feliz possui um dos maiores e mais belos parques do Rio Grande do Sul. São 24 hectares de área verde, com espaços para prática de esportes (em especial caminhada), praça infantil, rampa de skate, gramados, jardins e um lago.

Ponte de Ferro:

Trazida da Bélgica, a Ponte de Ferro foi instalada em 1900. Ao longo dos anos acumulou importância histórica, pois possibilitou o desenvolvimento e o progresso sócio-econômico do município e toda a região, visto que durante décadas foi o único elo de ligação entre a capital e a serra. Em setembro de 2008 foi declarada parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

Construções antigas e em estilo enxaimel:

Muitas das localidades do município ainda preservam residências e outros prédios, como igrejas, construídos pelos primeiros colonizadores do município. Entre eles, destaca-se um prédio localizado no centro, pertencente à família Noll, que abrigou o único cinema do município e provavelmente da região. Outro traço marcante na arquitetura local é o estilo enxaimel, visto em muitas casas e no prédio da prefeitura municipal.

Rampa de Voo Livre

A Rampa de Voo Livre na localidade de Morro das Batatas é um local visitado por adeptos e simpatizantes do paraglider. Mantido por esportistas, a área tem uma das mais belas vistas da cidade e já inclui Feliz na rota dos “voadores” não só da região, mas também do Vale dos Sinos, Serra e Grande Porto Alegre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *