Farroupilha – a cidade que é o berço do imigração italiana no Rio Grande do Sul

Farroupilha – a cidade que é o berço do imigração italiana no Rio Grande do Sul
Avalie este post?

O município de Farroupilha, está localizado na região da serra gaúcha distante 110km da capital Porto Alegre. Considerado o “Berço da imigração italiana no estado do Rio Grande do Sul”

As primeiras famílias italianas a chegarem na região vieram na região em maio de 1875, vindo da província de Milão, norte da Itália e denominaram o local onde se instalaram de Nova Milano. Dentre estas famílias estavam as de Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que se instalam em terras praticamente inexploradas e com grande quantidade de matas virgens. A região prosperou rapidamente, favorecido pela sua localização estar no entroncamento das entradas que conduziam as colônias vizinhas: Caxias do Sul, Conde D’Eu e Dona Isabel. Os moradores criaram condições de sobrevivência, surgindo assim os primeiros artesãos, a casa de comercial, a igreja e o ferreiro.

Devido ao progresso econômico surgiu um movimento de emancipação, assim em 1934 uma comitiva de 35 farroupilhenses, liderados por Ângelo Antonello, entregou uma petição ao então interventor federal José Antônio Flores da Cunha. O município de Farroupilha foi criado através do decreto estadual 5.779 de 11 de dezembro de 1934. A cidade recebeu este nome em homenagem ao centenário da revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte.

 

PÓRTICO MONUMENTO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

Monumento em homenagem à padroeira da cidade, inaugurado em março de 2008 possui sete metros de altura e se localiza a seis quilômetros do centro da cidade.

 

PARQUE DOS PINHEIROS

Em um espaço com 22 hectares, o Parque dos Pinheiros possui um lago artificial, piscina pública, pista para caminhadas, parque infantil, pista para skate, quadra de futebol e vôlei de areia. Abriga um restaurante com atendimento diário, além de local para festas.

 

SALTO VENTOSO

Queda d’água em plena mata nativa. A cascata tem 52 metros de altura caindo em forma de cortina de água sobre uma gruta com 200 metros de comprimento por 25 metros de altura. Foi cenário para o filme O Quatrilho, obra de José Clemente Pozenato, e da minissérie da Rede Globo “Quinto dos Infernos

 

 

MUSEU MUNICIPAL CASA DE PEDRA

É uma casa de pedra construída em 1896, utilizada inicialmente como moradia da família Fin, tendo servido também como casa comercial. O museu tem um acervo de utensílios, móveis e ferramentas domésticas, retratando a vida da colonização italiana, além de documentos e objetos da história de Farroupilha.

 

PARQUE SANTA RITA

Numa área de 80 hectares, com lago artificial, ilha, restaurante, churrasqueiras ao ar livre, quiosques e parque infantil, pedalinhos o visitante encontra uma área verde que proporciona belos passeios.

Está localizado a três quilômetros do Centro, com acesso asfaltado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *