Conheça da cidade de Rio Pardo

Conheça da cidade de Rio Pardo
Avalie este post?

O município de Rio Pardo nasceu de uma das primeiras vilas a serem criadas na região onde hoje é o estado do Rio Grande do Sul. Este teve um papel de fundamental importância na segurança e proteção do território da fronteira, servindo como fortaleza contra os espanhóis, sendo palco de inúmeras batalhas como a Guerra Guaranítica, a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai.

Colonizado por povos açorianos, com família que se uniram às mais ilustres do estado, a cidade tornou-se centro da produção agrícola, tendo seu porto fluvial movimentado como entreposto de comercio.

 

Paria dos Ingazeiros

 

Localizada a 2km do centro da cidade, na confluência dos rios Pardo e Jacui, na praia se realiza o campeonato Praiano e a Festa do Peixe, é um dos pontos mais procurados para lazer na cidade.

 

Centro Regional de Cultura Rio Pardo

 

Construído em 1848 pela Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, o local foi sede da Casa de Caridade (hospital), da primeira Escola Militar da Província, onde estudaram nomes importantes da história do estado como: Getúlio Vargas, Gaspar Dutra e Mascarenhas de Moraes entre outros.

 

Rua da Ladeira

 

Foi a primeira rua calçada no estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1813, e conserva até os dias atuais o estilo original, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico e Artísticos nacional em 1954.

 

 

Igreja Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos

 

A igreja teve a construção do seu prédio iniciada em 1815, quando surgiu o anseio da irmandade da Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em construir um tempo para nele abrigar a imagem de sua devoção.

 

Ponte do Couto

 

Projeto do engenheiro João Martinho Buff no ano de 1848 e construída por Antônio Luiz da Costa Esteves, a ponte possui arcos romanos, foi de suma importância por fazer a ligação da zona colonial com a cidade e o porto do Rio Jacuí, por onde era escoada a produção local.

 

Acesse  AQUII o site da  Viação Santa Cruz,  faça a compra da sua passagem online e conheça a beleza histórica da cidade de Rio Pardo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *