Conheça dicas de como fotografar melhor sua viagem

Conheça dicas de como fotografar melhor sua viagem
Avalie este post?

Chegaram as férias de julho e viajar é algo que faz parte dos planos de todo mundo, não é? Mais prazeroso do que viajar é fotografar e guardar inúmeras lembranças de momentos especiais em lugares diferentes.

Nós já falamos AQUI sobre os melhores APP para quem gosta de fotografar usando um smartphone, agora iramos falar sobre dicas no momento de fazer a fotografia.

Enquadramento

Um detalhe que faz toda a diferença no momento de fotografar é ficar atento ao enquadramento. Mas isso não significa que você deve sempre buscar o centro do visor para enquadrar os objetos que fotografa. As melhores fotos são aquelas que buscam novos ângulos. Uma boa técnica para isso é usar a regra dos terços, é bem simples, basta imaginar um jogo da velha sobre a tela, as interseções das linhas são pontos nobres da fotografia. Busque enquadrar os motivos mais importantes nestes pontos, assim como as principais linhas verticais e horizontais que marcam uma foto.

Abuse de novos ângulos, levante, deite no chão, abaixe, suba em algum lugar e busque um novo ângulo e composição para sua foto. Uma dica é andar sempre com sua câmera nas mãos, cenas comuns e coisas inusitadas que podem acontecer durante a viagem, podem render fotografias incríveis.

Busque os detalhes

Depois de fazer uma foto bacana mostrando um local, fachada ou objeto em seu tamanho total, que tal prestar atenção as pequenas partes que o compõem? Os pequenos detalhes podem trazer fotos incríveis, quando explorados, pode até demorar um pouquinho mais para achar aquele detalhe interessante, mas vale a pena chegar mais perto, olhar com mais atenção e conseguir uma foto única e incrível.

LUZ -Flash e luz natural

Aproveite a luz do local, é um engano acreditar que o flash só deve ser usado em ambientes com pouca luz. Em horários e lugares com muita luz, o uso do flash pode ajudar a amenizar o excesso de sombra sobre o rosto ou objetos. Porém é importante saber que a luz natural é sempre interessante e deve ser aproveitada.

Luz Natural

Você sabia que existe uma hora mágica para aproveitar a melhor luz natural? Este momento acontece mais ou menos antes do sol nascer e meia hora antes do pôr do sol, neste momento a luz é mais difusa e com um tom de dourado.

Fotografando contra o sol

Existe um mito de que devemos fazer fotografias sempre com o sol nas nossas costas, porém dependendo do caso você pode utilizar o sol à sua frente, principalmente se estiver fotografando pessoas, pois assim você evita aquelas fotos onde as pessoas saem com os rostos franzidos e cheios de careta por conta do sol no rosto.

Fotos de pessoas

Nas fotos com pessoas use e abuse da criatividade para sair das tradicionais fotos de casais abraçados ou grupo de amigos dando pulos e congelados no ar. Invista em fotos espontâneas, sem pose, apenas capturando aquele momento. Isso rende fotos incríveis.

Paisagem

Fotografar o lugar onde se visita é um marco em todas as viagens, mas você pode buscar detalhes do lugar e sair daquelas fotos comuns que representam a imensidão do local. Fotografe uma pequena arvore, um jardim florido, um detalhe de um barco no mar, assim você registra a beleza do local em pequenos detalhes que podem ser de enorme grandiosidade de beleza.

Gastronomia

Você chega num restaurante e se depara com aquele belo prato do almoço merece ser guardado não só na lembrança. Faça uma foto, mas atente para detalhes como o uso do zoom ou no modo macro (nas câmeras), outra dica é desligar o flash, o aproveitamento de uma luz lateral deixam a foto bem interessante, busque a luminosidade de uma janela ou abertura lateral que forneça um luz interessante.

Fotografando desconhecidos

Olhar para os lados e buscar pessoas desconhecidas que estão passando pela rua, tomando um café, conversando num grupo de amigos ou sentados na calçada, podem render registros incríveis de uma nova visão da cidade que você está visitante.

Atente para estes pequenos detalhes, prepare sua câmera, deixa a preguiça de lado e saia em busca de fotos incríveis que serão uma grande lembrança da sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *