Cidade do Alegrete

Cidade do Alegrete
Avalie este post?

Localizada na região oeste do estado do Rio Grande do Sul, a 506 quilômetros da capital Porto Alegre, a cidade do Alegrete teve sua origem no início do século XIX, quando nas margens esquerda o Rio Ibirapuitã ergueu-se um povoado e uma capela com a denominação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida do Alegrete. O povoado prosperou rapidamente, ascendendo a categoria de vila através de um decreto provincial de 25 de Outubro de 1831.

Durante a Revolução Farroupilha, a vila do Alegrete tornou-se a 3ª capital da República Rio-grandense entre os anos de 1842 à 1845, sendo elevada a categoria de cidade em 22 de janeiro de 1857.

Alegrete é marcada por uma soma de história, belezas naturais e cultura. Repleta de rios, balneários, praças, museus, igrejas, arquitetura, combinados a uma gastronomia campeira e o cultivo das tradições gaúchas. A cidade do Alegrete oferece ao turista uma grande quantidade de pontos turísticos de beleza ímpar, guardiões da cultura gauchesca e repletos de história:

Ponte do Rio Ibirapuitã
Cenário da maior e mais sangrenta, protagonizada entre chimangos e maragatos, no ano de 1923.

Igreja Matriz
O mais importante templo católico do município foi inaugurado no ano de 1919 e possui uma arquitetura no estilo gótico.

Piá da Estância
Um dos mais importantes monumentos da cidade, o Piá da Estância fica no centro da Praça nova.

Estação ferroviária
A antiga estação ferroviária do Alegrete quando em funcionamento, teve intenso transportes de cargas e passageiros. Hoje, abriga em seu interior um importante centro de documentação histórica.

Museu do Gaúcho
O museu do gaúcho guarda em seu acervo livros, objetos, e raridades da cultura gaúcha. Esta centena de objetos conta parte da história dos costumes do povo rio-grandense.

Ponte de Pedra
Um dos cartões postais do Alegrete, a Ponte de Pedra é um complexo de rochas em formato de ponto bastante visitado pelos turistas que vão à cidade

Estâncias
As típicas estâncias e fazendas que marcaram a história do Rio Grande do Sul, ainda podem ser visitadas nos dias de hoje. Algumas foram palco para batalhas e conflitos em várias revoluções históricas do estado, mostram aos visitantes o mais autêntico comportamento da vida campeira gaúcha.

 

A Planalto Transportes leva você para conhecer a cidade de Alegrete. Acesse o link e adquira já sua passagem http://goo.gl/70cn5R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *