Lajeado e seus encantos naturais

Lajeado é uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Mas seus índices de desenvolvimento e qualidade de vida são maiores do que muitas capitais. A cidade foi eleita em 2017 pela FIRJAN como o 13.° lugar no ranking de cidades mais desenvolvidas do Brasil e apontada como a 7ª melhor cidade para se viver após os 60 anos em cidades entre 50 e 100 mil habitantes, ocupando o primeiro posto dentre os municípios gaúchos, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas.

A cidade fica a 112 km de Porto Alegre, colonizada por alemães e ainda mantém a cultura, idioma e culinária dos descendentes. Mas os principais pontos turísticos da cidade são parques e praças em meio a natureza.

Parque Dick

 

Jardim Botânico

Apontado como um dos mais belos jardins botânicos do país, o jardim de Lajeado tem na área de 26 hectares mais de 230 espécies vegetais. Além das plantas, o local abriga algumas espécies de animais como esquilos e lontras que se refugiam em meio à vegetação. No local, também há a presença de duas cascatas que enchem os olhos dos visitantes e servem de conteúdo para quem busca o local para realizar estudos.

O Jardim Botânico de Lajeado funciona diariamente e aceita reservas para grupos de estudo e para quem deseja realizar trilhas orientadas.

Parque Histórico

Lajeado é um município de colonização alemã, e quem deseja saber mais sobre a cultura e visualizar a arquitetura enxaimel deve dirigir se, sem dúvidas, ao Parque Histórico da cidade. O acesso ao local é feito de forma gratuita.

Práticos típicos da culinária alemã, histórias sobre a colonização, e arquitetura típica estão garantidos no passeio. O parque fica localizado ao lado do Parque do Imigrante, no qual diversas festas e eventos tradicionais também são realizados frequentemente.

Ciclovia de Lajeado

O trajeto de 1 km é passeio obrigatório para os amantes das bikes e dos passeios ao ar livre, que passam por Lajeado. Além da faixa destinada à prática do ciclismo, o local oferece uma vista privilegiada, já que o local faz o contorno do Rio Taquari.

A ciclovia que leva o nome do piloto Airton Senna da Silva também oferece diversas opções de bares e restaurantes às margens do rio. Caminhadas e passeio pela sombra de árvores também estão garantidos para quem visitar a ciclovia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *