Os encantos de Guaporé

A cidade do interior que cresceu e tornou-se o maior polo de lingerie da região sul, hoje tem 25 mil habitantes e mais de 140 fabricas de moda intima e moda fitness.

Guaporé é uma cidade com forte influencia da colonização italiana, está localizada a 280km da capital do estado, no caminho entre as cidades de Lajeado e Passo Fundo.

Como polo sul de lingerie, Guaporé atende o mercado interno e o mercado internacional, sendo um dos maiores exportadores de lingerie do país.

Além das confecções, Guaporé é um polo de semi-jóias, com centenas de fabricantes. Desde as mais pequenas empresas familiares até grandes empresas exportadoras das lindas peças confeccionadas na região.

Como se não bastasse ser um grande centro para o turismo de compra, Guaporé ainda tem seus encantos naturais como cascatas, grutas, trilhas, caminhadas nos trilhos do trem e passeios de maria fumaça.

O Viaduto Mula Preta, na divisa dos Municípios Guaporé e Dois Lajeados, têm uma altura de 98m, e uma paisagem belíssima. Um obra da engenharia militar, o espaço é para contemplação da paisagem.

 

Vale lembrar que a região faz parte da Rota Romântica e da Rota da Uva e do Vinho. A cidade abriga 3 vinícolas e no mês de junho promove feira de vinhos no shopping da cidade.

Feiras

Nos dois primeiros finais de semana de agosto, acontece a maior feira de lingerie e semi-jóias do estado, atraindo milhares de participantes e compradores.

Em outubro tem a tradicional Chuva de Ofertas, período em que diversos lojistas e empresários do ramo gastronômico/hoteleiro oferecem descontos.

Pontos Turísticos

Autódromo: Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade e que atrai milhares de fãs é o O Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro, inaugurado em 21 de dezembro de 1969 (pista de terra) e 17 de outubro de 1976 (pista asfaltada). Tem 9 curvas (5 direita, 4 esquerda) e 3,080km de comprimento. O Autódromo está localizada dentro de uma área de 90 hectares, oferecendo aos apaixonados pelo automobilismo área de camping e muitas opções de lazer, como parques de recreação infantil, além de infraestrutura adequada, com banheiros, áreas de estacionamento, restaurante, bares e claro um excelente atendimento.

Morro do Cristo: Construído em 1967, tem 13 metros de altura, ostentado em um pedestal de 07 metros, situado a 741 metros da montanha mais alta do município e é considerado o monumento simbólico de nossa comunidade. Na subida ao morro encontra-se a Via Sacra, com suas quatorze estações, onde na, Sexta – Feira Santa, é realizado o maior evento religioso da região, ou seja, a Procissão da Paixão de Cristo.

Fotos: Prefeitura de Guaporé

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *