Viagens e os cuidados com animais de estimação

Viagens e os cuidados com animais de estimação

Planejar uma viagem é sempre bacana, ainda mais se for viajar com o seu animal de estimação. Por isso, decidimos elencar alguns dos cuidados que você precisa ter para que esta viagem ocorra sem problemas e sustos.

Segundo a Lei Estadual 12.900 de 04 de janeiro de 2008, fica estabelecido algumas regras que você deve ler no link

Além de entender da lei,  é importante ficar atento para as seguintes questões.

Consulta com o veterinário antes de viajar com o seu cão

A primeira ação a ser tomada quando se decide levar o animal de estimação em uma viagem, é leva-lo a uma consulta com uma clinica veterinária de confiança, para atestar que o bichinho está em boas condições de saúde e que todas as vacinas estão em dia.

Evitando problemas na viagem com seu cão ou gato

O balanço do ônibus pode causar enjoos nos animais, tanto quanto causa nas pessoas, então para evitar problemas deste gênero, é recomendável alimentar seu animal de estimação com no mínimo três horas antes da viagem e mantê-lo sempre hidratado.

Na consulta com o veterinário, você pode solicitar a receita de algum medicamento especifico para enjoos, jamais medique seu animal de estimação sem prescrição medica.

Além de tudo, você também pode dar uma passada em um Pet Shop de confiança e mandar dar um banho no seu bichinho, evitando odores desnecessários na viagem.

O transporte de um animal de estimação em viagem

O transporte de animais em viagens de ônibus só é permitido desde que o animal esteja acomodado dentro da caixa de transporte, conforme legislação. Importante que a caixa de transporte seja no tamanho ideal para seu animal de estimação, que dentro dela ele fique bem alojado, que possa se esticar, ficar em pé e dar uma volta em torno de si.

Aproveitando as paradas

Em viagens mais longas aproveite as paradas que os ônibus fazem para descer com seu animal de estimação, coloque-o em uma coleira e deixe-o sair da caixa, caminhar um pouco, fazer suas necessidades e tomar água. Importante: em hipótese alguma deixe seu animal sozinho dentro do ônibus ou fora dele.

A mala pet 

Vai levar seu animal de estimação para viajar, lembre-se de fazer também uma mala específica para ele, com os produtos de higiene necessários e objetos que ele possui. Na bagagem do seu bichinho devem estar o pote de água e comida, seus brinquedos preferidos, ração, coberta e roupinhas que ele costuma usar.