Tiradentes e a incrível cidade Tiradentes em Minas Gerais

Dia 21 de abril é uma data importante em nosso País: é o dia do Descobrimento do Brasil e é o Dia de Tiradentes, considerado herói nacional como integrante da Inconfidência Mineira, lutando pela independência do Brasil frente ao domínio e exploração de Portugal, durante o período colonial, no final do século XVIII.

Joaquim José da Silva Xavier, foi soldado e integrante de um dos primeiros movimentos separatistas do Brasil colônia, conhecido como Tiradentes, devido ao oficio que exercia com responsabilidade durante grande parte de sua vida.

A grande polemica que acompanha até hoje a historia de Tiradentes é se ele era dentista. Acontece que naquela época, as profissões não eram como são hoje. Joaquim era tropeiro, aquele que conduz a tropa durante as viagens e como se pode imaginar, estes homens tinham que “entender de tudo um pouco”.

Tanto que Joaquim levava consigo uma maleta com diversos alicates e outras “ferramentas” necessárias para extrair e confeccionar dentes.

Além disso, Tiradentes era médico prático e vendedor. Se uniu em 1775 ao regimento dos Dragões de Minas Gerais, mas 12 anos depois, desistiu da carreira militar.

Tiradentes era um homem com nobres ideais de liberdade e igualdade, desejava que São João Del Rei fosse a capital do País, desejava libertar os escravos nascidos no Brasil, transformar o governo numa República e livrar o Brasil de Portugal e os altos impostos.

Um deles, taxado sobre a extração de ouro nos garimpos de Minas Gerais, causou muita revolta, pois a medida que o minério se tornava escasso, os portugueses aumentavam mais os impostos.

Esta medida levou Tiradentes e outros tantos homens decidiram rebela-se e não pagar os impostos. Portugal descobriu um dia antes, prendeu muitas pessoas, mas Tiradentes deveria servir de exemplo.

Por não ser influente politicamente e não ter quem o ajudasse, acabou enforcado, esquartejado e seu corpo foi exibido em praça pública como um aviso, para que o povo não se rebelasse novamente. As partes de seus restos mortais foram espalhadas pelas cidades em que havia discursado. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica.

Apenas em 1822  somente por pequenos grupos republicanos, o 21 de abril passou a ser considerado um dia especial, que representava a conquista de tantos sonhos de Tiradentes. O governo precisava de um herói que representasse os ideais da nova republica, e por isso, escolheram Tiradentes.

A antiga cidade de São José Del Rei recebeu o nome de Tiradentes em homenagem ao mártir.

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

A cidade é linda, acolhedora, tem diversos pontos turísticos para você visitar e a gastronomia é única. Os locais que você não pode deixar de conhecer são: a Igreja Matriz de Santo Antônio, que fica em um dos pontos mais altos da cidade.

No Centro Histórico há outros locais que valem a pena, como Museu Padre ToletoIgreja MatrizSantuário da Santíssima TrindadeLargo das Forras,  Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Chafariz de São José.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *