Santa Maria – O coração do Rio Grande do Sul

Localizada na região central do Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria teve seu surgimento a partir de um acampamento de bandeirantes que ocuparam a região com o objetivo de demarcar os limites entre as terras de domínio português e espanhol. Este acampamento foi fixado na margem ocidental do passo sobre o arroio de Santa Maria, sendo denominado Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte.

Além de ser uma bela e prospera cidade, ainda é cheia de atrações turísticas para todos os gostos.

Turismo de Aventura

Devido as suas características geográficas, Santa Mara é um ótimo destino para quem gosta de prática de esportes e ecoturismo. Algumas possibilidades: TrekkingTrilhas Ecologicas, escaladas, Rapel, Cascade, Canionismo, Clicloturismo, Fora da Estrada, Paraglaider, Canoagem, Mergulho e Wather Trekking.

Museu Educativo Gama D’eça e Victor Bersani

Possui exposições permanentes, temporárias e itinerantes de temas variados. Desenvolve projetos educacionais, seminários, palestras e cursos.

Teatro Treze de Maio

Inaugurado em 1890, o prédio com estilo neoclássico, o prédio já abrigou o fórum, um jornal e a biblioteca publica. Em 1992 tornou-se teatro e recebe espetáculos teatrais, musica e dança.

Museu Interativo de Astronomia

É um projeto da UFSM e desde 1998 recebe a população para visitas guiadas.

Catedral do Mediador

A Igreja Anglicana foi inaugurada em 1906,e foi elevada a catedral em 1950. Já passou por obras de restauração e mantendo janelas, vitrais e portas originais

Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria

O Jardim Botânico foi fundado em 1981 e reúne diversas espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul. Além disso é um espaço para pesquisa, educação e visitação pública.

Memorial Marechal Mallet

Criado em 1996, o memorial conta parte da história da participação Brasileira na 2ª Guerra Mundial. O Memorial reúne um museu com armamento, imagens, objetos históricos e o mausoléu com os restos mortais do Marechal Emílio Luiz Mallet, Patrono da Arma de Artilharia do Exercito Brasileiro.

Catedral Diocesana
Com elementos arquitetônicos barros e neoclássico, a catedral foi fundada em 1909. Em seu interior estão afrescos do artista italiano Aldo Locatelli, que possuem como temática Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Teatro Treze de Maio
Inaugurado em 1890 com uma arquitetura em estilo neoclássico, o prédio já serviu como sede de um jornal, do fórum e da biblioteca pública municipal. Mas no ano de 1992, após a restauração e adaptação, tornou-se o teatro abrigando espetáculos teatrais, de danças, de música, entre outros.

Vila Belga
Este foi o primeiro conjunto habitacional do estado possuindo 84 casas de arquitetura eclética, e com elementos art nouveau, trazendo reflexos da “Belle Époque” francesa. Faz parte do conjunto o Colégio Manoel Ribas e a Estação Ferroviária, tombada pelo IPHAE como patrimônio Histórico e Artístico do RS, na vila moravam os funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro.

Foto: Débora Faoro

Parque Itaimbé
O parque mais conhecido da cidade é um local de integração social e lazer no município. Ao longo do parque encontram-se a Casa do Mel, o Centro de Atividades Múltiplas e a Concha Acústica.

Por toda a cidade é possível contemplar prédios históricos com fachadas de arquiteturas e estilos variados, entre eles o Clube Caixeiral, e a antiga escola de Artes e Ofícios dos ferroviários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *