Porto Alegre

rodosoft-blog-porto-alegre

Sobre a cidade de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o IBGE, tem 1.409.351 habitantes em 496,682 km2.  Fundada em 26 de março de 1772 com a chegada de 60 casais imigrantes açorianos no porto. No Século XIX recebeu imigrantes alemães, italianos, africanos, espanhóis, poloneses e libaneses.

É uma das cidades mais alfabetizadas do país, tem diversas universidades de renome como UFRGS e PUCRS, além diversas empresas multinacionais que escolheram Porto Alegre como sede.

Conta com uma das melhores infraestruturas do país e palco de intensa atividade artística contando com artistas de renome nacional e internacional.

Possui geografia diversificada com morros, baixadas e o Lago Guaíba e clima subtropical úmido. Também é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

rodosoft-blog-porto-alegre
Foto: Uber

Calendário de Eventos de Porto Alegre

Eventos Culturais

Porto Verão: Circuito de Vôlei de Praia e Ativação Esportiva no Parque Marinha do Brasil e praia do Lami.

Porto Verão Alegre: Apresentações de teatro, adulto e infantil, música, literatura, cinema, artes plásticas, artes gráficas, vídeos e outros eventos possuem programação intensificada e são oferecidos a preços reduzidos à população.

Carnaval de Porto Alegre: Tendo como ponto alto os desfiles das Escolas do Grupo Especial, do Grupo de Acesso e das Tribos, realizados na Pista de Eventos do Complexo Cultural do Porto Seco, engloba diversas atividades concomitantes, como a muamba oficial, desfiles de tribos carnavalescas, rodas de samba e mostras de samba-enredo.

Festival de Verão do RS de Cinema Internacional: São exibidos filmes nacionais e estrangeiros inéditos, além de clássicos da história da cinematografia, muitos deles em sessões gratuitas.

Eventos Religiosos

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: Considerada a maior festa religiosa da Cidade, homenageia Nossa Senhora dos Navegantes e seu sincretismo afro-brasileiro. Local: Santuário Nossa Senhora do Rosário.

Procissão do Morro da Cruz: A via-crúcis do morro da Cruz é encenada desde 1960 e conta com a participação de atores profissionais, artistas plásticos e moradores da comunidade local.

Procissão de São Jorge e Ogum: Procissão inter-religiosa que parte do Monumento a Bento Gonçalves, na Av. João Pessoa, e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, sítio histórico afro-umbandista gaúcho, onde se localizavam templos destinados ao assentamento de orixás.

Procissão de Corpus Christi: O Dia de Corpus Christi é celebrado na quinta-feira seguinte à Festa da Santíssima Trindade, que ocorre no primeiro domingo depois de Pentecostes, de acordo com o calendário religioso Cristão.

Outros Eventos

Feira do Livro: Localizada na Praça da Alfândega é uma das maiores feiras de literatura do Brasil e ocorre na primeira quinzena do mês de novembro.

Rodosoft-feira-do-livro-poa
Foto: Feira do Livro

Fórum Internacional Software Livre – FISL: Evento promovido pela organização não governamental Associação Software Livre, com a missão de promover o uso e a filosofia de softwares livres.

Semana do Meio Ambiente: Programações culturais, educacionais e esportivas são organizadas em diferentes espaços da Cidade, divulgando experiências e incentivando o debate sobre questões vinculadas ao desenvolvimento sustentável.

Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Conta com uma programação voltada à busca da inclusão social e integração comunitária, com a realização de jogos de futsal com atletas com deficiência visual, vôlei, basquete e esgrima de cadeirantes, cinema, recreação infantil, exposições, gincanas, palestras técnicas e políticas.

Pontos Turísticos em Porto Alegre

Arena do Grêmio: Localizada no bairro Humaitá e administrado pelo Grupo OAS e o Grêmio FootBall Porto Alegrense, a Arena é o 7º maior estádio do Brasil com capacidade para 55.662 pessoas.

Brique da Redenção: Inspirado na Feira de Tristán Narvaja de Montevidéu, é uma feira realizada nos finais de semana no bairro Bom Fim desde 1978 e atualmente conta com 180 expositores.

Foto: Band

Casa de Cultura Mario Quintana: Antigo Hotel Majestic foi lar do famoso escritor gaúcho Mario Quintana entre 1968 a 1980. Atualmente é um dos principais pontos culturais do estado.

Catedral Metropolitana: A Igreja Matriz de Nossa senhora da Madre de Deus de Porto Alegre fica localizada no centro, na Praça da Matriz. Sua construção levou mais de 50 anos para ser concluída. Há diversos mosaicos, painéis e arquitetura única.

City Tour Linha Turismo Centro Histórico: Passeio com ônibus com segundo andar aberto, proporciona aos turistas informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, monumentos, praças e atrativos do roteiro. Confira horários, roteiros e valores.

Estádio Beira-Rio: Com capacidade oficial para 50.128 torcedores, o Estádio José Pinheiro Borda é o 10º maior estádio do Brasil e casa do Internacional Sport Club.

Jardim Botânico: Inaugurado em 1958, o Jardim Botânico de Porto Alegre é um órgão executivo da Fundação Zoobotânica do RS. São 39 hectares e é considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil. Vários projetos e atividades científicas acontecem em suas instalações.

rodosoft-blog-porto-alegre-jbotanico
Foto: Porto Imagem

Lago Guaíba (Rio Guaíba): O pôr-do-sol mais famoso do estado, sua orla abriga diversos bares, restaurantes, a Usina do Gasômetro de onde sai passeios de barco.

Memorial do Rio Grande do Sul: Criado para ser um grande centro de informações e divulgação da história do estado. Há uma rica coleção de objetos, mapas, gravuras, fotos, livros e documentos.

Mercado Público: Localizado no Largo Glênio Peres, abriga mais de 100 lojas e é possível encontrar erva-mate, utensílios gaúchos, bacalhau, artigos para cultos religiosos, peixes, carnes e diversas lanchonetes e restaurantes.

Monumento aos Açorianos: Com mais de 17 metros de altura e 24 de comprimento, a obra com linhas futuristas é uma homenagem aos 60 casais açorianos que desembarcaram em 1752 em Porto Alegre.

Morro Santa Tereza: Com 148 metros de altitude localizado na zona sul da cidade de Porto Alegre, no bairro Santa Tereza. Conta com uma mata remanescente e uma linda vista da cidade.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS): O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli localizado na Praça da Alfândega foi inaugurado em dezembro de 1955 e reúne importante acervo de arte gaúcha.

Museu Iberê Camargo: Inaugurado em maio de 2008, o prédio abriga a Fundação Iberê Camargo e o acervo de obras do pintor gaúcho.

Museu Júlio de Castilhos: É o mais antigo do Rio Grande do Sul e está instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre. Destaque para o salão Arte Missioneira e diversas pinturas, entre elas o retrato de Bento Gonçalves e David Canabarro. Confira horários de funcionamento.

Santander Cultural: O Centro cultural abriga exposições de arte e é palco para shows e eventos culturais em Porto Alegre.  Confira a programação.

Theatro São Pedro: O mais antigo teatro de Porto Alegre, foi inaugurado em 1858. Está localizado em frente a Praça da Matriz, próximo a Catedral, ao palácio Piratini e a Assembleia Legislativa.

rodosoft-blog-porto-alegre-sao-pedro
Foto: Maskavo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *