Campina das Missões, cidade onde o gaúcho fala russo.

A pequena cidade de Campina das Missões está localizada na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a 534 km da capital. A cidade tem pouco mais de 6 mil habitantes, na sua maioria descendentes de alemães e russos.

 

E é considerada a maior colônia de descendentes russos do estado, vindos da Sibéria, e dedicam-se a manter costumes, fé e cultura. No inicio o povo russo teve dificuldade em acostumar-se com o tempo quente e com o plantio para sobrevivência, mas com a vinda do povo alemão, mais acostumado com o calor e experientes com a agricultura. A integração entre os povos foi fundamental para o sucesso e progresso do lugar.

Turismo

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada na avenida Santa Rosa. Constantino Heinzmann desenhou a planta, além de dirigir a sua construção. Construída em 1919, possui riqueza de detalhes, tem uma torre característica e contou com a prestação de serviços das famílias da época.

 

 

 

Eventos

A cada 2 anos é realizada a Feira da Agricultura Familiar, Indústria e Comércio. É uma importante feira regional e conta com várias lideranças locais, regionais e estaduais, além de empresários, principalmente no setor do Agronegócio.

Associação Teuto Brasileira Santa Cecilia, fundada em 1991 e congrega descendentes de imigrantes alemães que desbravaram o município no início do século passado. O município tem aproximadamente 80% dos moradores com descendência alemã. Entre outras manifestações culturais a Associação mantem o grupo folclórico Grunerthal Tanzgruppe, com brilhantismo apresenta danças folclóricas em toda região.

Grupo Folclórico Russo Troyka foi fundado em julho de 1992 e é mantido pela Associação Cultural Russa Volga do Brasil. Representa a etnia russa, divulgando os usos, costumes, tradições, enfim as danças alegres e vibrantes do fascinante folclore russo, sendo o único no Estado e do Sul do Brasil, no gênero.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *