São Lourenço e as praias de água doce

São Lourenço e as praias de água doce
Avalie este post?

A cidade de São Lourenço teve sua origem quando a coroa portuguesa iniciou a distribuição de terras nas margens da Lagoa dos patos aos militares que se destacaram nas guerras contra os espanhóis. Nestas terras, nasceu a Fazenda de São Lourenço, localizada à margem esquerda do arroio de mesmo nome, sendo construída no local uma capela devotada a São Lourenço, no ano de 1815.
As águas rasas do arroio serviam de refúgio para a tropa farroupilha, sendo palco e vários combates entre o exército imperial e os farrapos.
No ano de 1850, o Coronel José Antonio de Oliveira Guimarães cedeu parte de suas terras para povoação, firmando no ano de 1858 um contrato com o prussiano Jacob Rheingantz, o que deu origem a colonização pomerana (alemã) na região. Com o crescimento da região, o porto local tornou-se um dos mais importantes portos veleiros mercantes do sul do Brasil. Porém, foi apenas no ano de 1938 que a vila de São Lourenço passou a categoria de cidade.

São Lourenço é carinhosamente chamada de Pérola da lagoa, por estar banhada pelas belas e calmas águas da Lagoa dos Patos, colocando à disposição de seus visitantes inúmeros pontos turísticos:

Museu Histórico de São Lourenço
O museu conta a história da colonização alemã no local, no seu interior podem ser visualizados objetos, ferramentas e muitos outros utensílios de época.

Lagoa dos Patos
A maior lagoa de água doce do mundo, se estendendo da cidade de Porto Alegre até a cidade de Rio Grande, por quase 300 km. Em São Lourenço, forma praias calmas e limpas de água doce.

Rio São Lourenço
O rio atravessa quase toda a cidade sendo o ponto de partida para passeios de barco e atracadouro de veleiros e barcos utilizados para pesca.

Praia das Nereidas
Carinhosamente conhecida pela população como Praia das Crianças, por ser rasa e calma. É frequentada, especialmente por famílias com crianças e conta com muitas árvores com sombra.

Fazenda do Sobrado
Construído em 1860, em estilo português, localizada na margem direita do rio, é sede da Fazenda São Lourenço, que originou a formação da vila de mesmo nome e que foi o marco inicial do município. Atualmente funciona como um meio de hospedagem rural.

Visite São Lourenço e conheça um pouco de sua beleza. Adquira sua passagem aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *