Porto Alegre a capital de todos os gaúchos

Porto Alegre a capital de todos os gaúchos
Avalie este post?

Porto Alegre a bela e histórica capital de todos os gaúchos hoje é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.
Fundada em 26 de março de 1772, com a criação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, passando a se chamar Freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre no ano seguinte. Entretanto, o povoamento da região começou em 1752 com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos através do Tratado de Madri, com o objetivo de se instalaram nas Missões, mas que permaneceram na região devido à demora da demarcação das terras jesuíticas que estavam sendo devolvidas ao governo português.
No ano de 1773, Porto Alegre tornou-se capital da capitania e, em 1821 foi elevada à categoria de cidade pelo imperador Dom Pedro II, passando a receber imigrantes de todo o mundo, incluindo alemães, italianos, espanhóis, judeus e libaneses no ano de 1824.
Foi na região da capital dos pampas que nasceu a figura histórica do gaúcho, dotado de bravura e espírito guerreiro, forjado pela presença nas revoltas e batalhas que marcaram o século XVI, pela disputa das fronteiras entre os reinos de Portugal e Espanha.
Entre tantas batalhas, foi a Guerra dos Farrapos a mais famosa e celebrada pelo povo gaúcho. Esta teve origem num enfrentamento ocorrido na capital gaúcha, no dia 20 de setembro de 1835. Este conflito deu origem a uma guerra que durou 10 anos e que marcou a história do povo gaúcho, sendo a data do 20 de setembro a mais importante no calendário do Rio Grande do Sul. Após o final da guerra, Porto Alegre retomou o seu desenvolvimento, com uma reestrutura urbana, movida pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros da capital gaúcha.
Porto Alegre cresceu multicultural por natureza, sendo berço de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. Hoje, a cidade recebe os turistas que chegam ao estado oferendo inúmeras atrações artísticas, culturais, arquitetônicas e naturais:

Teatro São Pedro
Casa de Cultura Mário Quintana
Parque Moinhos de Vento – Parcão
Parque Farroupilha – Redenção
Jardim Botânico
Estátua do Laçador
Arena do Grêmio
Estádio Beira-Rio
Cais do Porto
Planetário
Museu de Ciências da PUC
Praça da Matriz
Igreja Nossa Senhora das Dores
Usina do Gasômetro
Curso de Coaching

Catedral Metropolitana de Porto Alegre
Mercado Público

Venha visitar a capital de todos os gaúchos, acesse AQUI e saiba como comprar sua passagem online e quais as empresas que oferecem esta opção.
Compre sua passagem, arrume as malas, prepara teu chimarrão e vem descobrir porque Porto Alegre é demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *