Picada Café e a beleza do interior do RS

O município de Picada Café está localizado na encosta da Serra Gaúcha, colonizada por alemães no final do século XIX, com uma geografia montanhosa. Apresenta matas nativas, diversos riachos que deságuam no Rio Candeia e a presença marcante dos plátanos que dão um charme todo especial ao caminho que leva para Picada Café, conhecida como a Cidade dos Lírios.
A origem do nome da cidade ainda é dividida em duas versões. A primeira versão conta que o nome foi dado pelos tropeiros que utilizavam a estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn como ponto de parada para tomar café, acampar e pernoitar. Já a segunda versão conta que os primeiros imigrantes que chegaram à cidade, receberam algumas mudas de café para que fossem plantadas em uma área conhecida como Kaffeeck (Canto do Café), entretanto esta plantação não prosperou.
Picada Café é uma cidade pacata, com uma natureza exuberante, presenteando seus moradores e turistas com belas cascatas, rios, trilhas e paisagens convidativas para o lazer ao ar livre, como caminhadas, rodas de chimarrão e passeios de bicicletas.

Alguns pontos turísticos:

Memorial da Fé – composto pela Igreja Histórica de Nossa Senhora da Visitação, construída em 1853. Além de casas antigas, no estilo enxaimel, que proporcionam uma bela viagem ao passado e a história da colonização alemã na região.

Propriedade da Família Bohnenberger – no ano de 1926, Alfeu Bohnenberger, o patriarca da família, inaugurou sua fazenda na região, que tornou-se modelo de eficiência em produção agrícola em Picada Café. Chamam atenção dos turistas o moinho inaugurado também em 1926, uma cozinha (que fica fora da residência) e uma casa.

Armazém e fábrica de queijos da Família Schmitt – os prédios foram construídos no ano de 1907. A fábrica de queijos foi a primeira da região e a mais importante também.

Primeira sede da Prefeitura de Picada Café – o edifício abrigou um moinho e uma residência, passando a sediar a prefeitura entre os anos 1992 a 1996.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *