Guaíba – história e lazer ao lado da capital

Município da microrregião de Porto Alegre, Guaíba está localizada na margem direita do lago Guaíba. A cidade, que é conhecida como berço da revolução farroupilha, além de ter sido palco para diversas batalhas entre índios e colonizadores, abriga também diversas opções de turismo.

Confira algumas opções de entretenimento do município:

Orla de Guaíba

O extenso calçadão que contorna o lago Guaíba no município, é parada obrigatória para quem visita a cidade homônima. Com uma vista dotada de beleza natural, o local é procurado por quem deseja fazer caminhadas, passeios com cães, exercícios ou ainda sentar para desfrutar do típico chimarrão no píer.

Além da beleza ao ar livre, a orla oferece grande variedade de bares e restaurantes para os visitantes e moradores. Lanches rápidos, drinks e comidas sofisticadas podem ser saboreadas com uma vista encantadora em todos dos dias da semana.

Pier guaiba
Pier guaiba

Casa de Gomes Jardim

Para quem procura um passeio cultural em Guaíba, visitar a casa de Gomes Jardim é unanimidade na escolha. A estrutura, que possui arquitetura original das casas do período colonial foi residência do líder da Guerra dos Farrapos, Gomes Jardim.
A casa foi construída em meados do século XVIII e guarda parte de elementos originais da época. Duas pinturas da fachada original do local podem ser conferidas no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

Casa Gomes Jardim
Casa Gomes Jardim

Matadouro São Geraldo

Erguido em 1927, a construção do matadouro em Guaíba se deu pela grande demanda de charque na região, e hoje atrai muitos turistas pelo seu contexto histórico. No local, além da carne para charque eram produzidos também salames e outros produtos com origem animal. Localizado na rua São Geraldo, o matadouro foi durante muitos anos, um dos grandes responsáveis pela movimentação da economia do estado e agora serve como atrativo para visitação.

Matadouro são geraldo
Matadouro são geraldo

Acesso para Guaíba

O município de Guaíba está localizado apenas a 20 minutos da capital do estado, Porto Alegre, além de ônibus e carros para chegar até a cidade o turista pode desfrutar do passeio de Catamarã.
O transporte hidroviário tem saída de Porto Alegre por preço acessível e oferece conforto e bela paisagem durante o trajeto pelo Guaíba.
Após a chegada na cidade, o visitante ainda pode realizar o passeio de jardineira pelo município. No ônibus, com estética original dos anos 20 é possível fazer um tour por diversos pontos turísticos da cidade em um trajeto com cerca de uma hora.

catamara
catamara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *