Gramado, um pedacinho da Europa no Rio Grande do Sul

Gramado, um pedacinho da Europa no Rio Grande do Sul
Avalie este post?

O destino gaúcho mais procurado pelos viajantes do Brasil é a cidade de Gramado. Cidade da serra gaúcha, localizada na região das hortênsias, fica a 106 km da capital Porto Alegre.
Habitada originalmente pelos índios caingangues, foi desbravada por tropeiros descendentes açorianos no final do século XVIII que procuravam a região para o descanso do gado. Apenas no ano de 1913 a região começou a ser povoada com a chegada dos primeiros descendentes de imigrantes italianos e alemães. Diz-se que a cidade recebeu o nome de “Gramado”, por nesta região encontrar-se um pequeno campo que servia de repouso.

Hoje, Gramado é uma cidade charmosa, bonita e repleta de atrações e beleza. Num breve passeio pelas ruas, o viajante encontra uma arquitetura peculiar, com traços europeus misturando detalhes da colonização alemã, italiana e suíça. Somados a isso a beleza de seus parques e praças inspirados na atmosfera europeia, tornando o passeio pela cidade num cenário perfeito para relaxar seja sozinho, em família ou numa viagem romântica.
Nos meses de junho e julho a cidade torna-se o centro das atenções dos viajantes, que buscam uma viagem agradável, num clima europeu, com paisagens únicas, uma gastronomia especial para acompanhar os dias frios e, se der sorte, conferir a neve que muitas vezes cai durante os dias mais gelados.
Gramado oferece aos viajantes, inúmeros pontos turísticos, sejam eles naturais em parques e praças, museus, como também inúmeros parques temáticos que proporcionam a diversão para todos os gostos.

Centro Municipal de Cultura
O centro reúne várias atividades de cunho cultural, além de salas para cursos, palestras e oficinas artísticas, literárias e teatrais.

Pórtico – Via Nova Petrópolis
Construído em estilo bávaro, o pórtico dá as boas-vindas aos visitantes que chegam a Gramado, vindo por Nova Petrópolis. Inaugurado em 1973, a construção chama atenção não apenas pela sua arquitetura, mas pelos belos jardins floridos que possui, encantando todos que por ali passam.

Igreja do Relógio
Inaugurada em fevereiro de 1961, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, é dedicada ao apóstolo Paulo. No alto de sua torre o seu relógio já se tornou parte integrante do dia-a-dia da cidade, além de ser um dos belos cartões postais da cidade.

Praça Major Nicoletti
Nomeada em homenagem ao 1º subintendente, responsável pela localização atual de Gramado, a praça foi inaugurada em 1936, a praça é composta pela Igreja Matriz São Pedro e pelo Palácio dos Festivais.

Vale do Quilombo: Belvedere
Uma paisagem espetacular que pode ser vista no Belvedere, na estrada que liga Gramado a cidade de Canela. Em dias de sol, é possível avistar todo o interior do vale, nos dias de cerração, o vale fica parcialmente coberto, transformando a paisagem num dos mais belos cartões postais da serra gaúcha.

Palácio dos festivais
Sede do Festival de Cinema de Gramado, o mais famoso festival de cinema do Brasil, onde filmes de curta, média e longa metragem são exibidos e concorrem ao “kikito”, nome dado ao prêmio dado aos ganhadores. Hoje o prédio é uma das principais atrações turísticas para os viajantes que passam pelo centro da cidade.

Rua Coberta
Localizada logo à frente do Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, é um cenário de eventos e atrações, além de ser uma alternativa de compras e gastronomia para os turistas.

Igreja São Pedro
Com sua estrutura montada em pedra basáltica, a igreja exibe artes em vitrais e imagens sacras. Inaugurada em 1942, sua torre possui 46 metros de altura e se destaca em meio a paisagem local.

Visite a cidade de Gramado, e passe dias agradáveis em uma atmosfera europeia repleta de lindas paisagens naturais e uma arquitetura deslumbrante.
Garanta sua passagem aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *