Descubra a Rota Romântica da Serra Gaúcha

Após o período da Páscoa, a Serra Gaúcha é o destino para diversos casais, que com a proximidade do frio e do Dia dos Namorados, desejam desbravar a Rota Romântica do Rio Grande do Sul. A rota localizada entre a planície do Vale dos Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha abrange 14 municípios durante o percurso.

 

Clima e natureza pela Rota

A região da Rota Romântica abriga clima europeu e oferta uma paisagem deslumbrante para os visitantes. Desde as cidades da região do Vale dos Sinos até os picos mais altos da serra reservam um apanhado de natureza bucólica e montanhas rochosas com vegetação e altitude atrativas.

Durante a primavera e o verão, a vegetação viva e florida encanta os olhos dos visitantes, enquanto no outono e inverno, os plátanos e os tons amarelados das árvores fazem um show à parte. As folhas, que são símbolos do outono decoram a estrada e diversos pontos turísticos.

 

Rota Romântica - Plátanos em Picada Café
Plátanos em Picada Café

 

Alimentação e hospedagem na Rota Romântica

A rota que abrange os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula conta com grande variedade gastronômica.

Entre as cidades, estão espalhados cerca de 600 restaurantes. Os locais oferecem pratos típicos coloniais da cozinha italiana e alemã e cafés coloniais, além de opções de culinária refinada com carnes nobres e sequência de fondue.

 

Rota Romântica - Café colonial
Café Colonial

 

Dentre as 14 cidades da Rota Romântica há distintas opções para a hospedagem dos turistas. Hotéis de diversas classificações, pousadas e hotéis fazendas estão disponíveis para escolha. O visitante pode realizar buscas e reservas antes da saída ou ainda arriscar escolher a hospedagem que mais lhe agradar durante a viagem.

 

Rota Romântica - Hotel em Nova Petrópolis
Hotel em Nova Petrópolis

 

Outras atrações

Cada município que compõem a Rota Romântica abriga um calendário diversificado de atividades locais. Atrações culturais referentes à imigração, festas típicas e parques em meio à natureza podem ser conferidos em cada cidade. Todos os municípios realizam a divulgação destas atividades com antecedência, através da imprensa, para que o turista se dirija a que mais lhe interessar.

 

Rota Romântica Festival Kerb de Estância Velha.
Festival Kerb Estância Velha

 

Acesso

Localizada somente a 40 km da capital do estado, Porto Alegre, a Rota Romântica pode ser acessada através da BR 116, onde está localizada o seu primeiro município, São Leopoldo. Após a primeira cidade, o trajeto é sinalizado com placas que indicam a continuidade da rota, porém o uso de GPS e aplicativos de localização também pode ser útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *