Conheça o municipio de Vila Flores

Conheça o municipio de Vila Flores
Avalie este post?

Sua colonização iniciou-se apenas como uma vila no interior da cidade de Veranópolis, que ganhou o nome de Vila Flores em 1920.

Neste período a vila era passagem obrigatória de tropeiros e carreteiros que ali faziam parada, sendo elevada à categoria de cidade em 12 de maio de 1988.
Inicialmente, a sede do município constituía-se de um simples capitel dedicado a Santo Antônio de Pádua. O povoado formou-se a partir da Casa Fiori, onde no início do século passado funcionava o maior estabelecimento comercial da região. O local foi porto de pouso dos carreteiros que transportavam madeira para Porto Alegre. Capuchinhos.

 

CASA DO ARTESÃO

Construção do ano de 1886, pertencendo a um imigrante italiano. Após quatro gerações a casa transformou-se na Casa do Artesão, com a venda de artesanato da região e local de informações turísticas. No local é comercializado o artesanato produzido em vila Flores: palha de trigo e milho, couro e tecelagem, bordados em vagonite, frivolê, macramê, tricô e crochê, aplicados em panos tingidos naturalmente com casca de cebola, macela, camomila, camélias, etc.

 

IGREJA DE PEDRA SÃO JORGE

Uma das principais atrações turísticas da cidade, a Igreja é centenária, e foi construída totalmente de rochas basálticas retiradas de uma pedreira local, pelos primeiros moradores da capela. Possui estátuas esculpidas em madeira.

 

SEMINÁRIO SANTO ANTÔNIO

Residência dos freis capuchinhos, ao local não briga só a história da presença religiosa em Vila Flores, mas também a história do município. Próximo ao local há um prédio antigo construído de tijolos onde funcionava o moinho dos freis e a gruta Nossa Senhora de Lurdes, construída também pelos freis e pelos seminaristas, com rochas cristalinas recolhidas no topo da encosta do Rio do Prata.

 

ROTA DA UVA E VINHO

A rota retrata a saga dos imigrantes italianos, juntamente com as demais que colonizaram a região. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *