Ivoti – conheça a Cidade das Flores

Ivoti – conheça a Cidade das Flores
Avalie este post?

O município de Ivoti fica na região do vale do Sinos, no estado do Rio Grande, seus primeiros habitantes foram os nativos indígenas da Tradição Umbu, que ocuparam a região antes da chegada dos imigrantes alemães.

Os primeiros imigrantes que se dirigiram para esta área eram oriundos da região do Hunsrück, na atual Alemanha, de onde a veio a família de Johan Heinrich Berghahn, a primeira a fixar-se no Vale do Arroio Feitoria, e que precisou enfrentar inúmeras dificuldades, perante a mata e a presença de animais.

Algum tempo depois o local recebeu a denominação de “Bom Jardim”, devido as suas terras serem propícias ao cultivo de flores, recebendo em 1938 o nome de IVOTI, que da língua Tupi-Guarani significa “flor”, ficando assim conhecida como a “Cidade Das Flores”.

Pórtico da entra da cidade

Obra de arquitetura alemã, possui dois pilares de 10 metros de altura e uma torre de 15,98 metros, onde está instalado um relógio de mármore, nas duas faces, e um galo com uma rosa dos ventos, característica das casas alemãs.

Igreja de São Pedro Apóstolo

Conhecida como Antiga Igreja Matriz ou Igreja Velha, foi construída a partir de 1869, sendo incendiada em 1924 e reconstruída em 1944. No ano de 1986 a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual do IPHAE

Ponte do Imperador

Construída em estilo romano, a ponte possui 148 metros de comprimento e largura que varia de 7,7 a 14,2 metros. Construída em pedra grés empilhada e encaixada com uso de cimento apenas nas colunas que ficam dentro da água e três grandes arcos por onde passam as águas do Arroio Feitoria. Tornou-se patrimônio histórico nacional em 1986, quando foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Localiza-se a 1 km do Centro da cidade

Núcleo de casas enxaimel

No ano de 1826 se instalaram as primeiras famílias de imigrantes alemães e construíram casas enxaimel, que são preservadas até os dias atuais, pelo Patrimônio Histórico Municipal e abrigam o Museu Municipal. O local recebe todos os finais de semana a visita de inúmeros visitantes, neste local também acontecem as feiras, festas e eventos da cidade.

Cascata São Miguel

Na divisa entre as cidades de Ivoti e Dois Irmãos, está a queda e 50m de onde despencam as aguas do Arroio Feitoria em um lago tranquilo, rodeado de paredões de pedra. Junto a cascara está a primeira usina hidrelétrica construída no estado em 1912, além de uma escadaria que leva a parte de cima da cascata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *