Conheça a cidade de São José do Norte

Conheça a cidade de São José do Norte
Avalie este post?

A cidade de São José do Norte está localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, sendo banhada pelo Oceano Atlântico e pela lagoa dos Patos.

Seus primeiros habitantes foram os índios Carijós, Charrua e Minuanos, porém o efetivo povoamento da região só se deu com a chegada dos açorianos, no começo do século XVII, que se fixaram em seu território e se dedicaram ao cultivo da terra.

No ano de 1763 quando as forças espanholas atacaram a Vila de Rio Grande, parte da população da cidade se refugiou do outro lado da barra, território onde hoje se localiza a cidade, permanecendo no território e fundando o Arraial de São José do Norte.

A origem do nome do município tem duas versões: sendo uma devido aos seus primeiros habitantes serem devotos de São José, que foi acrescido de “Norte” por conta de o município ficar ao norte da cidade de Rio Grande, e uma segunda versão, teria sido o nome da cidade uma homenagem ao Rei de Portugal D. José I. No ano de 1831 deu-se a emancipação do município e a criação da Vila de São José do Norte.

Revolução Farroupilha

A cidade teve uma decisiva participação na Guerra dos farrapos, quando no ano de 1836 a vila de São José do Norte foi sitiada pelas forças revolucionárias de Coronel Onofre Pires da Silveira Canto, sendo novamente sitiada no ano de 1840, desta vez sob o comando do General Bento Gonçalves da Silva.

Porém foi a batalha que se deu na madruga do dia 16 de julho de 1840 quando as tropas imperiais comandadas pelo Coronel Antônio Soares da Paiva, travaram uma luta contra as tropas farroupilhas, que foram comandadas por Bento Gonçalves e José Garibaldi.  O local era considerado um ponto estratégico para as tropas que obtivessem a vitória e consequentemente pudessem se apossar do porto de mar da cidade de Rio Grande.  Os morros de areia da região formavam trincheiras naturais o que favoreciam a posse do porto, após um breve domínio das tropas farroupilhas, houve uma violenta reação por parte do Coronel Antônio Soares de Paiva com reforços recebidos através de dois lanchões postados no canal do porto. Estes lanchões atacavam os Farrapos aliados ao combate por terra. Ao final de uma noite de batalha, Bento Gonçalves determinou a retirada das tropas farroupilhas da cidade. Pelo desempenho da guarnição local, na resistência ás tropas dos farrapos, em 31 de 1841 D Pedro II agraciou a cidade com o honroso título de “Mui Heroica Villa”, sendo esta elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

 

Barrinha do Estreito

Local de paisagem bucólica e aprazível, onde a agua doce da Laguna dos Patos corre para o mar, margeada por uma floresta de pinus, que serve de sombra e abrigo aos visitantes.

Molhes da Barra

O Molhe Leste e um local de descanso dos leões marinhos visitam o local e encantam os viajantes, com sua preguiça e simpatia ao deleitar-se com o calor e a brisa do mar.

Praia do Mar Grosso

Local de aguas claras e ambiente calmo, procurado por quem busca lazer e descanso em um local de beleza natural e com a imensidão do mar

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

Sua pedra fundamental foi lançada em 7 de novembro de 1848, porém a sua inauguração só aconteceu em 28 de fevereiro de 1851. Seu nome foi uma homenagem aos trabalhadores do mar, tendo fé para superar os obstáculos nas idas e vindas de sua viagem, sobre a proteção de Nossa Senhora da Boa Viagem

Farol

O Farol do Atalaia, foi o primeiro farol construído no Rio Grande do Sul, e está localizado na Barra entre as Lagoas dos Patos e o Oceano Atlântico, próximo a Igreja da Boa Viagem

Igreja matriz de São José

Construída em 1840, teve sua inauguração em 1860, sob o nome de Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, passando com o tempo a chamar-se Igreja matriz de São José. NO ano de 1875 a igreja recebeu a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, vinda da Bahia.

Museu Instituto Histórico Geográfico

O local guarda a história do município registrada em objetos pessoais, armas, fotografias e objetos indígenas e dos primeiros colonizadores da região.

 

Visite São José do Norte, conheça um pouco mais da história do Rio Grande do Sul e da Revolução Farroupilha, adquira sua passagem pelo site da Expresso Palmares, no link abaixo.

http://www.expressopalmares.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *