Conheça Caçapava do Sul, a segunda capital farroupilha

Conheça Caçapava do Sul, a segunda capital farroupilha
Avalie este post?

O território onde hoje se localiza a cidade de Caçapava do Sul, foi habitado por Índios charruas até o século XVIII, quando foi criado um acampamento militar onde antes havia uma aldeia charrua numa clareira da floresta. No ano de 1777, este acampamento recebeu o nome de “Paragem de Cassapava”, que do Tupi Guarani significa “Clareira na Mata”, sendo apenas no dia 25 de outubro de 1831 elevado a categoria de Vila e em 09 de dezembro de 1885, à categoria de cidade.

Revolução Farroupilha
A história de Caçapava é marcada por lutas entre portugueses e espanhóis, que combateram por muito tempo no continente de São Pedro. Devido sua localização privilegiada, Caçapava tornou-se a 2ª Capital Farroupilha, o que ocorreu em 09 de janeiro de 1839 (até 30 de maio de 1840) quando o Presidente Farroupilha Bento Gonçalves decidiu transferir a capital de Piratini para uma outra acidade mais próxima do centro de operações e defensável.

Centro Municipal de Cultural Arnaldo Luiz Cassol
Construído em 1935, durante o Centenário da Revolução Farroupilha, e hoje abriga a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida, o Arquivo Histórico e o Museu Lanceiros do Sul.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção
Localizada na Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes, construída em 1815 é considerada uma das mais belas igrejas do estado.

Casa dos Ministérios
Construção que pertenceu a José Pinheiro de Ulhoa Cintra, ministro de diversas pastas da república Rio-grandense em 1839, quando foi a cidade de Caçapava tornou-se capital Farroupilha.

Forte Dom Pedro II
Construído na forma de polígono hexagonal com paredes de pedra e cal, erguido no ano de 1848, num ponto estratégico militar, é considerado uma das fortificações mais importantes do estado. Suas muralhas se localizam num ponto elevado nos limites do centro urbano da cidade.

Cascata do Salso
Queda d’agua com mais de 20m de altura, está entre montes cobertos de mato e fica distante 8km do centro da cidade. Na sua parte superior fica a barragem de cimento da antiga hidrelétrica.

Adquira aqui sua passagem,  faça suas malas e descubra toda a história da cidade de Caçapava do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *