Toda a beleza de Cambará do Sul

Um dos mais belos cartões postais do estado do Rio Grande do Sul, Cambará do Sul presenteia os visitantes com paisagens e cânions de uma beleza ímpar.

Relata-se que os primeiros habitantes desta região foram os índios, dos quais vestígios ainda podem ser encontrados em Cambará do Sul, como por exemplo as “casas subterrâneas”, buracos feitos na terra e para serem utilizados como abrigos nas épocas mais frias.

O município de Cambará do Sul nasceu em 1864, após Dona Úrsula Maria da Conceição fazer uma doação de 20 hectares de terra à igreja, como forma de pagamento de uma promessa feita ao padroeiro São José.

Cambará do Sul se desenvolveu por forte influência do tropeirismo, numa época da história brasileira onde não existiam trilho, trens ou estradas, toda a produção do país era transportada através de tropa de mulas. Neste período, os tropeiros realizavam transações comerciais e a troca de produtos entre as cidades vizinhas como Caxias do Sul e Torres.

A origem do nome da cidade é uma homenagem à árvore “cambará”, típica da região dos Campos de Cima da Serra e de origem tupi-guarani que significa “folha de casca rugosa”.

Cambará do Sul é muito conhecida por seus cânions de extrema beleza, que atraem visitantes de todos os lugares do país. Apesar disso, a cidade conserva os hábitos antigos de uma cidade do interior, como a reunião da família em torno do fogão a lenha.

Cânion Itaimbezinho

A grande atração da região, o cânion é o mais famoso, como também um dos mais belos. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. Seu nome é de origem tupi-guarani e significa “ita = pedra” e “aimbé = cortada”, ou seja, pedra cortada. O Cânion do Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparatos da Serra.

Cascata dos Venâncios

Uma das mais lindas cachoeiras da região, fica a 23km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira. Possui quatro quedas formadas por águas cristalinas formadas pelos Rio Camisas.

Parque Nacional da Serra Geral

O parque criado em 1992 possui 17,5 km2, seu acesso é feito pela CS-012, estrada que é continuidade da avenida principal de Cambará do Sul. Sua principal atração é o Cânion Fortaleza que possui 7,5 km de extensão, chegando a 900 metros de altura em alguns pontos.

Igreja Matriz São José

Localizada bem no centro da cidade e de arquitetura no estilo barroco, em seu interior há pinturas feitas pelo assessor do pintor Aldo Locatelli. A Matriz de São José começou a ser construída em 1945 e foi inaugurada dois anos depois. Sua torre possui 32 metros de altura e é uma das atrações da cidade.

Conheça toda a beleza de Cambará do Sul, adquira sua passagem online, faça a troca do seu voucher na Rodoviária de Porto Alegre e deixe os cânions de Cambará seduzirem você.

Compre sua passagem aqui: http://www.citral.tur.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *