Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil

Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil
Avalie este post?

A pequena Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana da Serra Gaúcha e de todo o Brasil, localizada a 185 km de Porto Alegre se destaca por seu cenário bucólico e seu conjunto arquitetônico, que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico.

Com seus casarios construídos entre os séculos 19 e 20, as casas de madeira e alvenaria são parte do legado da Itália. No centro está o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil. O artesanato, a cultura popular e a culinária também foram herdadas do berço europeu, além do vestuário e do dialeto Vêneto.

Os principais pontos turísticos de Antônio Prado, tanto na cidade, como no interior oferecem cenas onde é possível vivenciar o modo de viver do município.

Centro histórico de Antônio Prado

O centro histórico conta com 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A praça central conta com uma bela igreja, e a quadra toda é cercada por casarões de madeira.

Igreja Matriz

A igreja matriz foi construída em alvenaria de 1891 a 1897, e chegou ao estado atual após várias etapas de construção, sendo a última delas, na década de 50, quando o artista italiano Emilio Benvenutto Zanon fez as pinturas internas da igreja.

Museu Municipal

O Museu Municipal fica na Casa da Neni, construção em madeira de 1910 que é considerada uma obra de arte. O espaço destinado ao abriga boa parte da história de Antônio Prado, objetos e utensílios de grande significado histórico e cultural que retratam a identidade local.
A Casa da Neni se localiza na esquina em frente a catedral.

Cascatas da Usina

As Cascatas da Usina se encontram uma distante 250 metros da outra, contam com mirantes e formam um belo cenário sucedidas por um pequeno cânion. São duas grandes cachoeiras, localizadas na estrada Júlio de Castilhos (RS-448), a cerca de 6 Km do centro da cidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *