Capão da Canoa, a praia mais procurada do Rio Grande do Sul

O município de Capão da canoa está localizado no litoral do Rio Grande Do Sul, distante 132km da capital Porto Alegre.

O território atual de Capão da Canoa, tinha como primeiros habitantes os índios carijós, minuanos e arachanes, que tiverem seu número populacional drasticamente diminuído pela escravização e pelas doenças trazidas pelos europeus.

O município de Capão da Canoas, começou a ser habitado por volta de 1900, quando os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira mar, local que além de abrigar os pescadores e aventureiros, também era visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes.

Porém foi apenas por volta de 1920 que os primeiros veranistas começaram a chegar vindo da serra gaúcha e também da capital Porto Alegre, entretanto neste período o local ainda possuía o nome de Arroio da Pescaria, sendo na década de 40 substituído pela denominação de Capão da Canoa. Foi em 12 de abril de 1982 que a localidade foi elevada à categoria de município, e hoje possui 11 balneários, com 19km de extensão de norte a sul.

Lagoa dos Quadros

Localizada no oeste do município, situa-se a Lagoa dos Quadros onde faz divisa com o município de Maquiné.

 

Praça do Farol

O farol de Capão da Canoa, erguido em 1930, já foi uma das construções mais altas do litoral gaúcho, em volta só havia areia e, logo adiante, o mar imenso.

Atualmente a praça é arborizada, com muitos bancos e locais para diversão. É um ótimo lugar para conversas à beira mar. Esta dispõe de quadras de futebol e volêi, pracinhas infantis com brinquedos, canchas de bocha e aparelhos para ginástica.

Fazenda dos Acquas Lokos

Localizado a 155 km de Porto Alegre, na Estrada do Mar, km 50 (Arroio Teixeira). O parque possui restaurante, lanchonetes, e atrativos inovadores como: barco viking; lençol dágua; minhocão; parede de montanhismo; passeio a cavalo e charrete; pedalinhos; piscinas

Marina Park

Localizado a 155 km de Porto Alegre, na Estrada do Mar, km 35. O parque possui o Vale dos Dinossauros, pavilhão fechado para dias de chuva, transporte gratuito partindo de vários municípios, restaurante, lanchonetes, bar, sorveteria e atrativos inovadores: pedalinho; piscinas; áreas de camping, esporte, marina; toboáguas; rampa lenta e rápida; rio de correnteza.

Praia Capão Novo

É uma praia planejada, moderna. Possui uma área comunitária à beira do mar, com clube social, canchas de esporte, pistas de patinação, de bicicross, palco de eventos, lojas, bares e restaurante

Distante 9 kms do centro da cidade.

Praia do Barco

Praia do Barco, Jardim Beira Mar, Guarani, Arco Iris, Araçá são outras praias pertencentes ao município. Ao norte de Capão da Canoa situa-se ainda a chamada Zona Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *