Dia 21 de abril, dia de de Tiradentes. Você sabe porquê?

Tiradentes – Patrono Cívico da Nação Brasileira

No dia 21 de abril, comemoramos o Dia de Tiradentes, mas poucos conhecem sua história. Joaquim José da Silva Xavier, foi soldado e integrante de um dos primeiros movimentos separatistas do Brasil colônia, conhecido como Tiradentes, devido ao oficio que exercia com responsabilidade durante grande parte de sua vida.
Tiradentes entrou para a história do Brasil, como herói nacional como integrante da Inconfidência Mineira, lutando pela independência do Brasil frente ao domínio e exploração de Portugal, durante o período colonial, no final do século XVIII.

A inconfidência mineira nasceu com o fortalecimento de ideias contra a coroa portuguesa, que cobrava impostos caríssimos da colônia, como o “quinto” onde todos os brasileiros que encontrassem ouro deveriam pagar 20% do ouro encontrado em impostos, como também a “Derrama”, onde cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arroubas de ouro (1500 quilos) anualmente para a metrópole. Caso a região não realizasse este pagamento, os soldados confiscavam bens e propriedades que pudessem ser de interesse da Coroa.
O movimento se valeu da agitação a população contra cobrança dos impostos para fortalecer-se e alcançar seus objetivos, sendo os principais a busca pela autonomia da província, a criação da primeira universidade na cidade de Vila Rica, implantação de um governo republicano sob o comando de Tomás Antônio Gonzaga. Alguns autores citam também luta pela a libertação dos escravos nascidos no Brasil, entretanto não existe nenhum consenso efetivo sobre a questão da escravidão na luta da inconfidência mineira.

Devido aos rumores de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal, o imperador decretou a prisão de todos os integrantes do movimento, composto por poetas e representantes da elite mineira, sendo Tiradentes um dos poucos integrantes de origem popular. Tiradentes, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento, como forma de defender seus amigos, e com isto foi condenado a morte, todos os demais inconfidentes escaparam de uma pena maior, pois muitos já possuíam muitos bens e optaram pelo exilio.
Tiradentes permaneceu preso por três anos, até ser executado no dia 21 de abril de 1972 em praça pública, sendo enforcado e esquartejado, as partes do seu corpo foram expostas em postes pela estrada que ligava o Rio de Janeiro e Minas Gerais, como forma de mostrar a população o destino, daqueles considerados traidores da coroa portuguesa.

Muito anos após sua morte, Tiradentes foi reconhecido como um grande herói nacional, na luta pela independência do Brasil, porém apenas no dia 09 de dezembro de 1965, Tiradentes foi declarado Patrono Cívico da Nação Brasileira, pela Lei nº 4897, passando a ser decretado feriado nacional o dia de sua morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *