São Borja – a terra dos dois presidentes

Muita história e cultura esperam o turista que visita São Borja. O município fundado pelos padres jesuítas foi a primeira cidade dos Sete Povos das Missões e guarda um acervo histórico muito rico, proporcionando entretenimento para quem visita a cidade.

Localizada a 594 km de Porto Alegre, São Borja é conhecida como a terra dos dois presidentes por ter sido a cidade de Getúlio Vargas e João Goulart. Muitas opções de lazer cultural aguardam o turista no município. Confira algumas sugestões:

Museu Getúlio Vargas

Localizado no centro da cidade de São Borja, o museu conta com um acervo de mais de 2 mil peças entre livros, objetos e fardas de Getúlio Vargas e sua família. O local, que foi residência do ex-presidente durante parte de sua vida, conta também com riquíssimo acervo fotográfico e local para a realização de pesquisas.

São Borja - Museu Getúlio Vargas
Museu Getúlio Vargas

Cemitério Paraguaio de São Borja

Após batalhas contra o Paraguai, o local foi fundado em memória aos combatentes que lutaram por toda a região. Em 1865, o país vizinho invadiu o Brasil pela cidade de São Borja. O local, atualmente, abriga uma cruz e um pórtico em homenagem aos mortos na batalha, e é parada obrigatória para historiadores e curiosos pela história do país e da região.

São Borja - Cemitério Paraguaio
Cemitério Paraguaio

Caminho das Missões

Com sete municípios durante o percurso, o Caminho das Missões leva o turista às estradas que ligavam as reduções jesuítico-guarani. Partindo da cidade de São Borja, os visitantes percorrem mais de 300 km, que são distribuídos em 13 dias, até chegar a cidade de Santo Ângelo.

O trajeto inclui misticismo, lazer e esporte, além de visitas a sítios arqueológicos. Através de sites e empresas de turismo, é possível realizar reservas e escolher o roteiro mais adequado, seja individual ou em grupo para a peregrinação.

São Borja - Caminho das Missões
Caminho das Missões

Memorial Casa João Goulart

Localizada também no centro de São Borja, a casa que o ex-presidente Jango morou durante toda a juventude virou museu no ano de 2009. No local, estão espalhadas vestimentas, fotografias e toda a história da carreira política, cedidas pelo neto do ex-presidente, que detinha o acervo antes do museu ser inaugurado.

São borja - Memorial casa João Goulart
Memorial casa João Goulart

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodosoft is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache