Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Acampamento Farroupilha em Porto Alegre
Avalie este post?

O mês de setembro marca no calendário do Rio grande do Sul, não apenas pelo dia da Independência do Brasil, mas pelo dia 20, que é o dia do gaúcho.
No Rio Grande do Sul, setembro tornou-se o mês de valorizar, exaltar e orgulhar-se ainda mais da história e da cultura do povo gaúcho. Acampamento farroupilha. É o maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha.
Realizado anualmente no parque harmonia, na capital gaúcha, Porto Alegre, o acampamento tem seu início no dia 07 de setembro e estende até o dia 20, ou o domingo mais próximo desta data, sendo composto por quase 400 piquetes montados e organizados por grupo tradicionalistas, empresa e agremiações que cultivam os hábitos e tradições gaúchas.

O Acampamento Farroupilha nasceu junto com a criação do parque da Harmonia em 1981, porém até o ano de 1983 não havia exatamente um acampamento, mas um movimento de alguns pequenos grupos de amigos e seus piquetes que cavalgavam até o parque e lá acampavam por dois ou três dias antes do desfile do dia 20 de setembro.
Foi no ano de 1987 que o parque recebeu o nome de Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, sendo neste ano também formalizado e oficializado o 1º Acampamento Farroupilha, que reuniu inúmeros centros de tradições gaúchas (CTGs), e piquetes que fazem parte do evento até os dias atuais, como os piquetes Velho Camboim e Marasquin foram os pioneiros em montagem de seus galpões no acampamento.

O acampamento farroupilha oferece aos visitantes uma intensa programação social, cívica e cultural, onde acontecem shows, mostras de danças e ações que relembram os feitos Gaúchos no Decênio Heroico (1835-1845), através de palestras, lançamentos de livros e outras atividades como a venda de artigos de couro, artesanatos, itens do vestuário típico, livros e CDs nativistas. Dentro do acampamento ainda são instalados açougue, padaria, supermercado, e revendas de gelo, carvão e de lenha, como também alguns pequenos restaurantes de comidas típicas do Rio grande do Sul.
Em paralelo ao Acampamento Farroupilha da capital Porto Alegre, inúmeras cidades do interior do estado, também realizam acampamentos como forma de valorizar e celebrar a cultura gaúcha.
Visite Porto Alegre e aproveite para conhecer e celebrar um pouco mais toda a riqueza e beleza da cultura gaúcha.
Para mais informações sobre o acampamento farroupilha acesse http://www.semanafarroupilha.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *