Vacaria, a porteira do Rio Grande

Vacaria, a porteira do Rio Grande
Avalie este post?

Vacaria é a maior cidade da região dos Campos de Cima da Serra, e ficou conhecida como a “Porteira do Rio Grande”, por ser sede do Rodeio Crioulo Internacional, que é a maior manifestação artística, cultural e campeira da tradição gaúcha.
As primeiras ocupações na região, onde hoje está a cidade, remontam do fim do século XVIII, quando ocorreu o processo de demarcação e criação da Baqueira de Los Pinares pelos Jesuítas. O nome Vacaria vem do castelhano “baquería” que era o nome dado a grandes extensões de campos naturais onde os missionários jesuítas deixavam os rebanhos para que estes se criassem soltos. O local também servia de passagem para os tropeiros, os quais proporcionaram a vinda dos primeiros moradores do Sertão de Vacaria.
A chegada dos tropeiros, em busca de gado, terra e também ao achado de uma imagem de Nossa Senhora, marcam a fundação da Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira da Vacaria, sendo apenas no ano de 1936 que esta foi elevada à categoria de cidade.
Entretanto, não é apenas o tradicionalismo a marca registrada do município de Vacaria, o ecoturismo, belas paisagens e um povo acolhedor, encantam todos os viajantes que chegam na cidade.

Museu Municipal de Vacaria
Instituição cultural sem fins lucrativos, inaugurado em 1996 e que possui um acervo de 600 peças que retratam o cotidiano das antigas famílias do município. No museu ainda existe um espaço chamado Ítalo-vacarianos com exposição de móveis, fotografias, utensílios domésticos e demais elementos da cultura italiana.

Mercado Público Municipal
Referência no estado do Rio Grande do Sul, devido a sua estrutura e arquitetura, o mercado é o local de comercialização de produtos agrícolas, artesanais, por produtora e artesãos do município.

Catedral de Nossa Senhora da Oliveira
Projetada em 1912, foi construída em alvenaria de pedra basalto, também conhecida como pedra moura. Caracterizada com semelhança à Catedral de Notre Dame, de Paris, possui grande beleza em seu interior, com colunas cilíndricas, decoradas com painéis artísticos. A igreja também abriga a pequena imagem de madeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Oliveira, encontrada por um camponês por volta de 1750.

Monumento A Cuia, e chaleira e a Porteira do Rio Grande
O monumento simboliza a hospitalidade do povo gaúcho e dos moradores de Vacaria. Atrativos turístico mais fotografado em toda a região.

Monumento ao Ginete
Construído como forma de homenagem a maior festa tradicionalista do sul do Brasil, o momento tornou-se símbolo do Rodeio Internacional de Vacaria.

Fazenda do Socorro
Criada no século XVIII, quando os tropeiros buscavam o gado nos campos de Vacaria para levá-los a Minas Gerais, foi de imensa importância para economia gaúcha da época, em suas terras foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro. A fazenda é hoje uma das mais antigas do estado.

Parque das Cachoeiras
Uma das grandes atrações turísticas do município, o parque fica a 24km do centro da cidade, e possui inúmeras quedas d’água, e uma infraestrutura para lazer, trilhas e ecoturismo.

Compre já sua passagem e conheça a cidade de Vacaria. Acesse http://www.planalto.com.br/site/ e faça sua compra online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *