Torres e encante-se pela original da beleza de suas praias

O município de Torres localiza-se no litoral do Rio Grande do Sul em divisa com Santa Catarina. Recebeu este nome devido a existência de três grandes rochedos de origem vulcânica formados por rochas basálticas e datados do período Jurássico, tendo hoje em torno de 140 milhões de anos, que por estarem à beira-mar, dão à Torres um litoral de aspecto único, na costa brasileira.

Atualmente, a cidade de Torres vive essencialmente em torno do turismo, propiciado pelo conjunto de suas belas paisagens naturais e suas praias peculiares que tornaram-se um grande atrativo aos visitantes da cidade:

Alguns dos principais pontos turísticos de Torres:

Praia da Guarita

Uma das mais belas praias da cidade, está localizada no Parque da Guarita, rodeada pela Torre Centro e Sul, possui uma paisagem que encanta as turísticas que a visitam.

 

Morro do Farol Torre

Considerado o local ideal para se avistar as belezas naturais da cidade, de seu topo é possível ver todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos.
Conhecida primeiramente como Torre Norte por ser a primeira torre que se avista no sentido norte-sul, recebeu o nome de Morro do Farol, devido à construção do primeiro farol em 1911.
O objetivo da construção deste farol foi de sinalizar a existência de terras aos navegantes. O farol atual, foi construído em 1970 e possui 18 metros de altura.

Lagoa do Violão

Ganhou este nome devido ao seu formato semelhante as curvas de um violão, está localizada no centro da cidade, sendo muito procurada para a prática de esportes aquáticos.

Praia da Cal

Ganhou este nome porque até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos. Habitada originalmente por
pescadores, começou a receber turistas e veranistas a partir de 1942, hoje é um dos locais preferidos para a prática de surf.

Praia Grande

A preferida para o banho de mar, possui 2.000 metros de extensão, sendo hoje o local onde acontece a maioria dos eventos esportivos do verão como futebol, vôlei, surf e também inúmeros shows realizados ao ar livre.

Ilha dos Lobos

A Ilha dos Lobos tem formação de origem vulcânica, provavelmente a mesma das torres, hoje é uma Unidade de Conservação, qualificada como Refúgio da Vida.
Habitada por lobos e leões marinhos que a utilizam como descanso em suas rotas migratórias, além de diversas espécies de aves, corais e mariscos, na ilha são proibidas atividades de pesca, desembarque ou prática esportiva.

Praia do Meio – Prainha

Esta é a mais tranquila das praias de Torres, com apenas 600 metros de distância e por possuir solo rochoso não é apropriada para banho apesar de possuir uma grande beleza natural.

Torres do Meio

Conhecida como Morro das Furnas, é a maior e mais importante das torres. Está situada a 600 metros do Farol tendo entre eles a Praia da Cal. A torre tem o formato de um tabuleiro alongado, com 135.000 m2 de superfície superior. Sua encosta oriental é composta de falésias perpendiculares que são tocadas pelas ondas do mar, criando as furnas, tão famosas e admiradas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *