Descubra Tavares, a cidade dos faróis

Descubra Tavares, a cidade dos faróis
Avalie este post?

A cidade de Tavares está situada na planície litorânea, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos no extremo sul do Rio Grande do Sul, a 240 km da capital Porto Alegre. Colonizada por imigrantes açorianos que chegaram a região em 1760, com o objetivo de povoar o local e assegurar o território para a coroa portuguesa. Um dos primeiros moradores da região foi o Coronel Antônio da Silva Tavares, que recebeu do Rei de Portugal uma sesmaria, localizada onde hoje está a cidade de Tavares a cidade dos faróis, que foi emancipada em 1982, tem o seu nome em homenagem ao coronel.
Os primeiros habitantes da região foram os índios tupi-guaranis, minuanos, aracanes e carijós, que deixaram grandes marcas na cultura da cidade e na sua história como sambaquis e outros vestígios arqueológicos.
O município de Tavares é um banhado repleto de dunas, banhados, capóes de matas nativas e belos faróis antigos, além de possuir um ecossistema único que se tornou o grande atrativo da cidade.

PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE
De uma beleza natural intacta e rara, o parque serve como refúgio para mais de 150 espécies de aves, sendo destas 60 espécies migratórias vindas de várias partes do continente americano. O Parque Nacional da Lagoa do Peixe possui uma área de 34.400 hectares e um perímetro de 160km. Um santuário ecológico localiza-se a 22km do centro da cidade.

SAMBAQUIS
Sítios arqueológicos que mostram a presença dos primeiros habitantes indígenas que ocuparam a região na idade pleistocênica. A 13km do centro da cidade, sambaquis são montes formados por acumulação pré-histórica de moluscos marinhos, fluviais ou terrestres e cascas de mariscos.

FAROL DO CAPÃO DA MARCA
Localizado a 12km de Tavares, foi construído em 1849, sendo uma verdadeira relíquia, que foi importada da França, pintado de branco com 19m de altura.

FAROL MOSTARDAS
A 24km do centro de Tavares, com 38m de altura imponente, o farol marca o limite norte da Lagoa do Peixe. Foi inaugurado em 1894, nas cores preto e branco é o maior farol do litoral norte do RS. Um grande atrativo do farol é subir até seu topo e desfrutar a vista deslumbrante que se tem do alto.

FAROL CRISTÓVÃO PEREIRA
Localizado a 42km do centro da cidade, chegar até o farol é uma aventura off-road. Construído de forma quadrangular de alvenaria em 1858, com 30m de altura, com arquitetura parecida com a de um castelo, um marco histórico que brilha na beira da lagoa.

FAROL CAPÃO DE FORA
Localizado num lugar ermo à beira do oceano é o farol mais novo da região sendo inaugurado em 2001.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *