São Chico, a cidade que encanta seus visitantes.

A bela cidade de São Francisco de Paula está localizada na região nordeste rio-grandense, a 112 quilômetros de Porto Alegre. Seus primeiros habitantes foram os índios Caáguas ou Caaguaras, que possuíam suas aldeias pela região da serra geral.
Porém, foi quando Pedro da Silva Chaves, capitão de ordenanças da região de Cima da Serra, doou uma área de terra e algumas cabeças de gado para o patrimônio de uma igreja, construída e batizada pelo próprio capitão, sobre o nome de São Francisco de Paula, seu santo de devoção. Foi ainda seu filho, o Padre José da Silva Leal Leme que em 1762 celebrou a primeira missa na igreja.
No ano de 1809, o povoado de Cima da Serra tornou-se parte do município de Santo Antônio da Patrulha. Em 1852 elevado à freguesia de Cima da Serra, tornando-se em 1878 o município de São Francisco de Paula de Cima da Serra. Por alguns anos o município foi extinto e anexado a Taquara, tendo sua emancipação definitiva apenas em 1903. Atualmente, a cidade é chamada carinhosamente de São Chico.
Hoje, São Chico oferece aos turistas inúmeros pontos turísticos, sejam eles na área urbana ou rural da cidade.

Praça Capitão Pedro da Silva Chaves
Localizada em frente à Igreja Matriz, nela encontra-se o busto de José Bonifácio

Igreja Matriz
Inaugurada em 14 de junho de 1964, retrata em seu interior a devoção do povo serrano. Suas portas foram esculpidas à mão por Tarcísio Nodari entre os anos de 1967 e 1968 e chamam atenção pela beleza da obra.

Monumento à Cuia
Situado ao longo dos canteiros da avenida principal da cidade, o monumento simboliza toda a tradição e hospitalidade do povo gaúcho.

Lago São Bernardo
Um dos cartões postais de São Francisco de Paula. Fica próximo ao centro da cidade e tem uma extensão de 1.900 metros. Suas margens são cercadas por árvores e pinheiros, além de uma área jardinada que convida o visitante a uma bela caminhada.

Cascata da Ronda
Um conjunto formado por 5 quedas d’água e com uma extensão de 4,5 quilômetros e de uma beleza deslumbrante. O acesso até ela é feito por uma trilha que atravessa a mata nativa.

Livraria Miragem
A livraria atrai inúmeros visitantes pela sua peculiaridade e beleza, seus móveis foram feitos com madeira de demolição. Com 2 mil metros quadrados possui um local projetado para as crianças, com uma sala cheia de livros e brinquedos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodosoft is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache