A importância da hidratação durante uma viagem

Às vezes ficamos tão empolgados com passeios, em conhecer pessoas novas, lugares bonitos que saímos para passeios longos carregando apenas a máquina fotográfica para registrar todos os momentos e nos esquecemos de cuidados básicos como a hidratação do nosso corpo.

Um ser humano adulto necessita de 2 a 3l de água por dia, para manter o equilíbrio dos fluidos do corpo. A água tem uma importância fundamental para o organismo humano, porém um dos seus mais importantes benefícios é o de manter a temperatura corporal durante caminhadas e ou exercícios prolongados.

Você pode manter seu corpo hidratado consumindo além de agua natural, chás, água de coco, sucos e mates, durante o decorrer do dia. No intervalo das refeições e durante passeios ou atividades físicas.

  1. Saciedade: beber um pouco de água antes das refeições faz com que o líquido se acomoda no estômago diminuindo a o espaço disponível para ao alimento, ou seja, provoca uma maior saciedade com a ingestão reduzida de alimentos.
  2. Menor risco de constipação: a água facilita a movimentação dos alimentos digeridos pela lubrificação das paredes intestinais, regulando o funcionamento intestinal.
  3. Dificulta a formação de cálculos renais: as toxinas do organismo humano, são eliminadas em sua maioria pelos rins, com a ingestão regular de água os rins funcionam normalmente e dificultam a deposição de substâncias que formam os cálculos renais.
  4. Controlar a pressão sanguínea: alterações no equilíbrio de íons como o sódio e a água interferem diretamente na regulação da pressão arterial, ou seja, quando a ingestão de água é insuficiente o organismo tende a retê-la e com isso, o sódio também é retido elevando a pressão arterial.
  5. Hidratação: a pele necessita ser hidratada para se manter firme e não sofrer com flacidez e ressecamento, da mesma forma os olhos também necessitam ser hidratados.
  6. Maior resistência física: durante os exercícios físicos muita água e sais minerais são perdidos pelo suor, por isso é necessário repor bastante líquido para prevenir posteriores cãibras.
  7. Diminuição dos riscos de infarto: o sangue é capaz de circular pelo organismo com maior facilidade quando seu volume está ligeiramente maior, facilitando a diluição de substâncias, difusão de nutrientes e oxigênio para os tecidos reduzindo riscos de infarto.

Não se esqueça que uma boa alimentação e uma boa noite de sono também fazem a diferença para poder aproveitar mais o dia.

Bom passeio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *